Saudações, caro coordenador do OPAÍS e toda a equipa de trabalho!. O papel de um especialista em psicologia do trabalho é tão importante, apesar de não merecer especial atenção das entidades empregadoras em grande parte das instituições.
No SIAC-Marconi o cenário é animador, por conta de um agente com elevado domínio de psicologia do trabalho, um humilde homem emprestado aos serviços aduaneiros, agora na gestão organizacional dos utentes do SIAC Marconi. É um dos agentes/funcionário público mais bem disposto já visto, num país com constantes reclamações no que diz respeito ao atendimento para o público.
Tem senso de humor, animado, sereno, conversativo e atento a todos os movimentos. Numa curta e agradável conversa, demonstrou que o bom atendimento, bem como o bom funcionamento dos serviços em psicologia de trabalho nas instituições é um dos antídotos para o combate ao ‘stress’ e com- bate às doenças de fórum psicológico que invadem o dia a dia do cidadão. Ou seja, funcionário bem disposto, utente animado.
POR: Pedro Alexandre Mahula
Golfe – Kilamba Kiaxi.