A presente leitura pragmática resulta do método de observação, por via das redes sociais, concretamente, o facebook, e de um inquérito não estruturado do trabalho que tem sido desenvolvido pela Administradora Municipal do Kilamba Kiaxi, Naulila André, conforme as constatações aferidas do funcionalismo administrativo que tem sido levado a cabo sob o lema “Unidos Para Servir”.
Assim sendo, propusemo-nos a presente a leitura pragmática como mola motivacional no sentido de impulsionar à margem do endeusamento mas da necessidade de continuar-se a trabalhar em prol do bem-estar dos diferentes segmentos que compõem o vasto tecido social no sentido de alcançar-se por via da transparência, do diálogo inclusivo e participativo entre o poder administrativo e os diferentes agentes sociais, isto é, académicos, artistas, religiosos e de forma extensiva a sociedade em geral.
Por exemplo, embora ainda exista um longo caminho a ser percorrido por conta do descontentamento social, das fragilidades funcionais e da imperiosa necessidade de ter-se o cidadão no centro das soluções, é sinal positivo termos tomado conhecimento da inauguração, no município do Kilamba Kiaxi, de dois Centros de Saúde pelo, Manuel Homem, Governador Provincial de Luanda.
Entendemos que servir deve ser o postulado que funciona como luz orientadora em prol de causas nobres e animadoras que visam salvaguardar o interesse comum que vele pelo desenvolvimento do capital humano e que, sobretudo, valorize a união como mecanismo de servir como via de resolução dos problemas que enfermam as diferentes comunidades.
Pois que, é fundamental que o colectivo esteja acima do individualismo. Assim sendo, nesta senda de sinalizações positivas que, por enquanto, têm feito jus ao lema “Unidos para servir” dizem respeito aos modus operandi da Administradora Municipal do Kilamba Kiaxi, Naulila André, que se prendem às constatações que têm sido desenvolvidas, por exemplo, aquando dos danos causados pelas chuvas.
Estendem-se ainda as visitas de aferição no sentido de radiografar o funcionamento dos diferentes centros médicos, bem como constatar as vias de acesso, ligação de água domiciliar e iluminação pública.
Ainda no sector social pensamos que a presença da Administradora Municipal do Kilamba Kiaxi, Naulila André, ou apoios quer institucional, ou não, na materialização, por via de agentes sociais, parceiros e outros, de actividades que socializem e massifiquem a juventude/munícipes para comportamentos e atitudes congregadoras de forma significativa, por exemplo, delinquência zero, ou ainda em campeonatos como o recémacolhido de carácter provincial denominado (Sumo) e actividades de carácter cultural que possam servir de imputes, de inclusão, de socialização e de cultivo da tolerância.
Por ora, não menos importante, desejamos à Sra.
Administradora Municipal do Kilamba Kiaxi, Naulila André, êxitos laborais nesta nobre missão de servirem unidos na mudança de conscientização da figura do servidor público.
Bem haja!
Por: HAMILTON ARTES