O Presidente da República, João Lourenço, endereçou ontem uma mensagem verbal ao seu homólogo da Sérvia, Aleksandar Vučić, na qual expressa o desejo de reforçar as relações bilaterais entre os dois Estados.
De acordo com uma nota de imprensa, a mensagem foi transmitida na capital Sérvia (Belgrado), ao Primeiro-Ministro, Miloš Vučević, pelo chefe da diplomacia angolana, Téte António, que se encontra, desde quarta-feira, nesta cidade para uma visita oficial de 24 horas. Na mensagem, o Chefe de Estado angolano manifestou igualmente o desejo de diversificar, cada vez mais, as relações de amizade, solidariedade e cooperação entre os dois países.
De acordo com a nota, a Sérvia foi um dos primeiros países da Europa e o terceiro do mundo a reconhecer a independência de Angola, em 1975, tendo, na altura, comungado com o espírito dos Países Não-Alinhados. Em 1978, os dois países estabeleceram relações político-diplomáticas e de cooperação, técnico-científicas e culturais.
Com um Produto Interno Bruto (PIB) estimado em 164,8 mil milhões de dólares, a Sérvia é considerada uma economia média emergente pelo Banco Mundial. Este país faz fronteira, a sudoeste, com Montenegro, a oeste, com a Bósnia e Herzegovina, a noroeste, com a Croácia, a sul, com a Macedónia do Norte e a Albânia, ao leste, com a Roménia e a Bulgária, e ao norte, com a Hungria.