A ministra da Defesa do Zimbabwe, Oppah Muchinguri-Kashiri, foi portadora, ontem, de uma missiva entregue ao Presidente da República, João Lourenço, endereçada pelo seu homólogo zimbabweano, Emmerson Mnangagwa, cuja abordagem geral é referente ao processo eleitoral que decorrerá a 23 de Agosto naquele país africano.
Em declarações aos jornalistas, no final da audiência, a enviada especial do Chefe de Estado do Zimbabwe indicou que a mensagem “retrata aspectos atinentes ao estado de preparação das eleições gerais no Zimbabwe, previstas para o próximo dia 23 de Agosto”.
A governante referiu que a ocasião foi igualmente aproveitada para uma abordagem do estado das relações entre o seu país e Angola.
Por outro lado, numa outra audiência, mas desta vez colectiva, os actuais secretários-gerais dos antigos movimentos de libertação nacional dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) foram recebidos pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço.
Estiveram no Palácio Presidencial, designadamente, os políticos João Correia, do PAICV (Cabo Verde); Roque Samuel, da FRELIMO (Moçambique); Edith Jua, do MLSTP/PSD (São Tomé e Príncipe) e António Silva, do PAIGC (Guiné Bissau).
O secretário-Geral da FRELIMO, Roque Samuel, que falou à imprensa em nome do grupo, revelou que os políticos recebidos na Cidade Alta felicitaram o Presidente João Lourenço pelos avanços alcançados pelo Governo angolanos nos mais variados domínios da vida política, económica e social.