O Rei da Espanha, Felipe VI, que já está em Luanda, desde ontem, e começa, a partir de hoje, a cumprir a sua larga agenda de trabalho oficial na capital angolana por um período de 72 horas.
Para esta Terça-feira, Felipe VI, que está em Angola a convite de João Lourenço, tem marcado, entre várias actividades, uma deslocação ao Memorial Dr. António Agostinho Neto para prestar homenagem ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, seguindo para o Palácio Presidencial, onde será recebido pelo Chefe de Estado angolano.
Do programa inclui, igualmente, uma sessão plenária na Assembleia Nacional e a participação num fórum empresarial Angola–Espanha aonde vai discursar na companhia do Presidente João Lourenço.
Nesta sua primeira visita a um país da África subsariana, o Rei de Espanha trás na bagagem diversos assuntos, com realce para os do segmento económico, o que vai reforçar a cooperação entre os dois Estados. Conforme soube o OPAIS, Felipe VI está em Angola a convite do Presidente João Lourenço que em 20222 efectuou uma visita privada à Espanha.
As relações de cooperação entre Angola e o Reino de Espanha têm como base o Acordo Geral de Cooperação assinado a 20 de Maio de 1987, e o Acordo Complementar ao Acordo Geral, rubricado em Novembro de 1987. A Espanha conta, actualmente, com mais de 60 empresas a operar em Angola em sectores distintos, como o da energia, banca, construção e agricultura.