A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, escala, hoje, a cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, para uma visita de 48 horas, de onde vai presidir a 1ª Sessão Ordinária da Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial
A1ª Sessão Ordinária da Comissão Nacional Multissectorial vai passar em revista, dentre outros assuntos, “O Estado Actual dos Sítios de Mbanza Kongo, as “Propostas de Programa do Festival Internacional da Cultura – Festikongo” e o “Plano de Acção da Comissão para o período de 2023”. Na sua agenda de trabalho destecam-se ainda a apreciação de aspectos atinentes à implementação das Recomendações da UNESCO sobre o Plano de Gestão de Mbanza Kongo.
Ainda na histórica cidade de Mbanza Kongo, a Vice-Presidente vai dedicar-se à realização de visitas a lo- cais de interesse para a Comissão. Actualizada pelo Despacho Presidencial nº 93/23, de 3 de Maio, a comissão pretende assegurar o desenvolvimento de acções identificadas com vista à preservação, valorização e gestão do património cultural, de acordo com as convenções e tratados Internacionais sobre a matéria, de que Angola é parte, nomeadamente, a Convenção sobre o Parimónio Mundial, Cultural e Natural, aprovada em 1972 na Conferência Geral das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
À Comissão Nacional Multissectorial, criada ao abrigo do Despacho Presidencial nº 25/18, de 5 de Março, para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial, compete promover a implementação de pro- gramas de conservação e a gestão participativa do património cultural, tendo em conta a necessidade de se adoptarem medidas especiais de acompanhamento do património cultural nacional de valor universal excepcional. Recorde-se que o Centro Histórico de Mbanza Kongo, capital do antigo Reino do Kongo, foi inscrito na lista do Património Cultural da Humanidade da UNESCO, a 8 de Julho de 2017.