Questões sobre políticas de cooperação para o desenvolvimento da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) estiveram em análise na audiência que o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, concedeu, ontem, em Luanda, à presidente da Assembleia Parlamentar deste órgão, Ana Geremias Sithole
Durante o encontro abordaram-se também aspectos relacionados com a parceria entre a OEACP e a União Europeia (UE), segundo a Angop. Em declarações à imprensa, no final do encontro, Ana Geremias Sithole, deputada moçambicana, considerou pertinente a troca de pontos de vista, pelo facto de João Lourenço assumir, actualmente, a presidência da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico, por três anos.
“A intenção foi de colher opiniões e trocar ideias sobre a gestão das expectativas de desenvolvimento dos povos dos Estados-Membros, bem como do programa de desenvolvimento com a UE, na base da assinatura de um novo acordo com este organismo europeu”, explicou.
Angola assumiu a Presidência da OEACP, aquando da realização em Luanda, da 10.ª Cimeira dos Chefes de Estados e de Governo da Organização, decorrida de 6 a 10 de Dezembro de 2022.
A Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacifico é um organismo internacional, resultante da evolução do Grupo ACP, que congrega 79 Estados-Membros oriundos dos três continentes.
Ainda hoje, numa outra audiência, o Presidente João Lourenço falou com o embaixador da República da Coreia, Kwang- Jin Choi, sobre questões de interesse mútuo, no quadro das relações bilaterais entre ambos os Estados. O diplomata coreano não prestou quaisquer declarações à imprensa no término do encontro.