O embaixador cessante de Angola na Argentina, Fidelino Peliganga, apresentou, recentemente, cumprimentos de despedida aos mais altos responsáveis da diplomacia da Bolívia e do Paraguay, nomeadamente Rogério Mayta e embaixador Júlio Carlos Arriola, países sob sua jurisdição.
Em ambos encontros, Fidelino Peliganga passou em revista os acordos assinados nas mais diversas vertentes, bem como foi selado o compromisso de se prosseguir todas as accões paralisadas em decorrência da Covid-19.
“Nas duas audiências foram abordadas todas as questões pendentes da agenda bilateral com cada país e acordamos realizar visitas reciprocas dos titulares das Relações Exteriores”, disse Fidelino Peliganga.
Segundo uma nota de imprensa da Embaixada de Angola na Argentina, a que OPAÍS teve acesso, a isenção de vistos nos passaportes diplomáticos e de serviço, assim como a efectivação de um acordo entre as Academias Diplomáticas dos dois Países, foram temas que também estiveram na mesa durante o encontro com o Ministro das Relações Exteriores do Paraguay.
O diplomata frisou, igualmente, o interesse demonstrado pela Bolivia de trabalhar, até Maio deste ano, nas propostas de interesse jurídicos que se encontram em negociação.
De salientar que a Embaixada de Angola em Buenos Aires tem a Bolívia, Equador, Uruguay e Paraguay como países de cobertura diplomática.
Fidelino Peliganga foi, recentemente, nomeado pelo Presidente da República, João Lourenço, para exercer as funções de Embaixador na República de São Tomé e Príncipe.