O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, em audiência, uma delegação dos Inspectores Gerais dos Estados de África e Instituições Similares, liderada por Germain Kiamba, presidente do Fórum dos Inspectores Gerais de Estado (FIGE).
A audiência ocorreu no Palácio Presidencial, na Cidade Alta, aproveitando a presença em Luanda das referidas entidades, por ocasião da nona Assembleia Geral e do 11.º Colóquio Internacional do FIGE.
Ao falar à imprensa, após a audiência, Germain Kiamba destacou a importância da reunião com o Chefe de Estado, “que não pôde participar na abertura dos trabalhos devido à sua agenda”.
“Era previsto que Sua Excelência o Presidente da República fizesse essa abertura, mas com a agenda carregada, não o pôde fazer, razão pela qual o Presidente nos concedeu uma audiência de cortesia”, explicou aos jornalistas.
Germain Kiamba destacou ainda os grandes desafios enfrentados pelos inspectores gerais de Estado, cujo principal objectivo é garantir a protecção das finanças públicas e assegurar que os recursos arrecadados pelos Estados sejam correctamente utilizados em benefício da maioria.
“Nós somos um corpo de inspectores gerais de Estado e temos na nossa missão a protecção dos Estados e das finanças que o Estado arrecada”, observou.
O evento do FIGE em Luanda reúne delegações de vários países africanos, com o objectivo de discutir estratégias e fortalecer a cooperação na fiscalização e uso eficiente dos recursos públicos.