Os pais dos quadrigémeos, que nasceram há uma semana na Maternidade do Lubango “Irene Neto’’, foram agraciados com uma residência na Centralidade da Quilemba, arredores do Lubango, pelo governo provincial da Huíla
O governador Nuno Mahapi procedeu deste modo após ouvir o clamor dos pais das crianças, que residem numa moradia de dois cómodos, sita na comuna da Quilemba, zona das três pontes, com mais sete filhos.
Ao casal, de 39 e 41 anos de idade, que trabalha como agricultor, foi oferecido também um novo emprego, para um dos dois, na Administração Municipal do Lubango, e uma bolsa de estudo para um dos seus filhos.
José Armando, o pai, agradeceu ao gesto, por considerar que os bens materiais e imateriais com que foram contemplados vão conferir maior conforto à família e ajudar a minimizar as dificuldades que passa para sustentá-la.
Depois de oito dias após o nascimento dos quadrigémeos, a mãe, de 39 anos, e os bebés receberam alta na sexta-feira e estão já em casa. Ela ou o seu companheiro vai continuar a trabalhar na produção de hortícolas na comuna da Quilemba. Esta é a primeira vez que o corpo clínico desta unidade sanitária, de nível três, lida com um caso do género.
Após o nascimento do primeiro dos gémeos, em casa de parto natural, por volta das 10 horas, os familiares da jovem os levaram ao Centro Médico da Quilemba, de onde foi transferida para a unidade sanitária acima referida, isso na quinta-feira, 15.
De salientar que a média da Maternidade “Irene Neto”, Josina Machel, que assistiu ao parto, declarou, na ocasião, à imprensa, que quando a jovem deu entrada às 12h30, fez-se a ecografia através da qual constataram que tinham de recorrer à cesariana, porque os bebés estavam em posição transversa.
Já Tereza Candeia, a mãe dos quadrigémeos, afirmou que se apercebeu durante as consultas prénatais que seriam trigémeos, pelo que ficou surpresa ao saber que daria à luz a quatro, ao que considerou ser uma bênção de Deus.
A primeira bebé nasceu com um kg e 790 gramas, por volta das 10 horas, porém, só depois de 09 horas, isto é, às 19 horas é que começaram a vir ao mundo as outras três, entre as quais uma menina e dois rapazes.
Sendo que a segunda (do sexo feminino), com um kg e 670 gramas, nasceu às 19 horas. Já o terceiro e o quarto (do sexo masculino), com dois kg 423 gramas e um kg e 644 gramas, nasceram às 19h05 e 19h10.