Os habitantes da localidade de Tchicusse, município da Cahama, província do Cunene, ganharam, essa Segunda-feira, um novo sistema de captação de água potável, construído pela Associação Luterana para o Desenvolvimento de Angola (ALDA), no âmbito do seu projecto “Construindo Resiliência nas Comunidades”.
Na ocasião, a representante da ALDA, Tânia Kaunanele, informou que o equipamento, com capacidade de armazenamento de 52 mil litros, visa facilitar o acesso à água nas comunidades rurais com tecnologias adaptáveis a nível local.
“A infra-estrutura tem a perspectiva de abastecer o precioso líquido de forma sustentável, por via da captação das águas pluviais, que pode ser armazenada, filtrada e tratada, de modo a acudir a falta deste bem nos tempos de escassez, adaptadas às experiências do Brasil e do Norte da Namíbia”, referiu.
Por seu turno, o administrador da circunscrição, Maximino Vieira, agradeceu o gesto da ALDA, sublinhando que vai dar suporte aos furos artesianos que, na sua maioria, não captam água suficiente para abastecer as comunidades e o seu gado na época seca.
Pediu à população no sentido de cuidar do equipamento posto à disposição. A localidade de Tchicusse conta com mil e 473 habitantes.