O deputado da Mauritânia na diáspora, pelo círculo eleitoral de África, Ahmedou Bouvecha, manifestou esta terça-feira, em Luanda, o interesse no reforço da cooperação bilateral entre os parlamentos dos dois países.
O desejo do deputado Ahmedou Bouvecha foi expresso durante um encontro de trabalho com o terceiro-vice-presidente da Assembleia Nacional, Raúl Lima, que serviu para abordar, entre outras questões, assuntos relativos à comunidade mauritânia residente em Angola.
À imprensa, disse que aspectos relacionados com o estreitamento das relações diplomáticas na vertente da diplomacia parlamentar e entre os dois estados também estiveram em cima da mesa. De salientar que o deputado em apreço reside em Angola há sensivelmente duas décadas, onde realiza actividades nos sectores do comércio e indústria.
Angola e a Mauritânia mantêm relações político-diplomáticas e auguram o incremento das mesmas com base na cooperação sul-sul, em prol das populações dos dois países, sobretudo olhando para a actual dinâmica global. Angola e a Mauritânia trabalham, igualmente, no sentido de reactivar a Comissão Mista bilateral, assim como delinear estratégias para a supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviços. Com mais de quatro milhões de habitantes e uma economia assente na produção de minérios e pesca, a Mauritânia destaca-se na região do Sahel pela segurança e estabilidade política.