O Presidente da República, João Lourenço, deixou ontem, quarta-feira, o Japão de regresso a Luanda, após uma visita oficial de quatro dias ao país asiático, a convite das autoridades japonesas. No Japão, onde esteve acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, o estadista angolano prestigiou com a sua presença o Fórum de Negócios Japão- Angola, decorrido em Tóquio, um evento em que os empresários nipônicos tomaram contacto com as oportunidades de negócios existentes em Angola.
No capítulo político-diplomático, manteve encontros informais com o Impera- dor do Japão Naruhito e com o Primeiro-Ministro, Fumio Kishida, com quem abordou assuntos de interesse comum. Ainda em Tóquio, onde encabeçou uma delegação integrada por membros do Executivo angolano, João Lourenço manteve contactos com empresários de vários sectores da economia japonesa. Na mesma cidade, testemunhou a assinatura de memorandos de entendimento entre Angola e Japão, nos sectores da saúde, energias e águas.
A par de Tóquio, o Presidente angolano também trabalhou nas cidades de Nagoya e Kyoto, onde desenvolveu actividades de carácter protocolar e cultural, bem como visitou empreendimentos sócio- económicos. Localizado no Extremo Oriente, conhecido como Terra do Sol Nascente, o Japão é um arquipélago formado pelas ilhas de Kyushu, Honishu, Honshi Shikoku e Hokkaido.