Um total de 239 mil e 816 candidatos foram apurados para o teste de admissão às 360 vagas para a categoria de técnico médio tributário de terceira classe na Administração Geral Tributária (AGT), de acordo com dados tornado público pela Escola de Administração Nacional e Políticas Públicas (ENAPP)
A lista provisória, com mais de mil 14 mil páginas, foi divulgada Domingo, dia 12, no portal dos Serviços Públicos Electrónicos (SEPE) pela ENAPP, entidade responsável pela realização do concurso público para o preenchimento de vagas em diversas especialidades da AGT.
De acordo com a ENAPP, os candidatos excluídos podem apre- sentar as suas reclamações no prazo de cinco dias úteis, contando a partir da data da publicação da lista provisória publicada. Dentre as etapas deste processo, constam a análise e resposta às reclamações, divulgação da lista definitiva dos candidatos admitidos ao concurso, realização de teste psicotécnico (online), divulgação da lista dos candidatos apura- dos na fase de teste psicotécnico, segundo a Angop.
O processo prevê ainda análise e resposta às reclamações, realização de teste de aferição de conhecimentos técnicos (online), divulgação da lista dos candidatos apurados na fase de teste de aferição de conhecimentos técnicos (online), observação das respostas às reclamações e realização de teste de avaliação técnica e comportamental (presencial). As vagas disponíveis por províncias estão repartidas nas 5ª,6ª e 7ª Regiões Tributárias, cobrindo o Bié (7), Namibe (10), Huíla (10), Cunene (36), Cuando Cubango (34), Lunda Norte (22), Lunda- Sul (21), Moxico (27) e Luanda-se- de (20).
As profissões a recrutar, para 310 vagas, estão ligadas as especialidades de técnicos de navegação e controlo aduaneiro, de fiscalização aduaneira, de contencioso (aduaneiro e fiscal), de inspecção aduaneira/fiscalidade e contabilidade. Outras 40 vagas serão preenchi- das por técnicos ligados à operação de scanners e Raio-X de CCTV. Enquanto outros 10 lugares estão disponíveis para técnicos informáticos, com valência em administração de sistemas, levantamento de requisitos de base de dados e desenvolvimento do sistema de infra-estruturas. O Despacho do Ministério das Finanças já publicado em Diário da República, a 11 de Janeiro, confirma o reforço de pessoal na AGT com 360 vagas na categoria de técnico médio tributário de terceira classe.