A delegação da Justiça e Direitos Humanos no Namibe lançou, essa Terçafeira, no município do Virei, o programa “Especial de Registo de Nascimento e Atribuição de Bilhete de Identidade”, para facilitar o povo nómada a tratar documentos de cidadania
Em declarações à ANGOP, o delegado da Justiça e dos Direitos Humanos no Namibe, Wilson Vilengalenga, esclareceu que o programa vai aproximar os serviços às comunidades e povoações em localidades distantes e de difícil acesso.
Informou que a caracterização do município e a forte influência da transumância levou a criação do aludido programa, numa acção concertada entre a Administração Municipal do Virei e a Direcção Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos.
No município do Virei, em 2022, a Repartição de Identificação Civil e Criminal emitiu 366 Bilhetes de Identidade como renovação e segundas vias, além de mil 18 emitidos pela primeira vez.
O município dista 134 quilómetros a Leste da província do Namibe e possui mais de 26 mil habitantes, na sua maioria criadores de animais como bovinos e caprinos.