O fortalecimento dos núcleos familiares, com foco na moralização e pacificação das comunidades, constitui, para este ano, um dos principais desafios das autoridades do município da Caála, no corredor Oeste da província do Huambo.
O desafio foi assumido ontem, terça-feira, pela directora local da acção social, antigos combatentes e veteranos da Pátria, Marizete Manjenje, durante o Conselho municipal Alargado da Família.
A responsável informou que a estratégia contará com o envolvimento das igrejas, dos sobas e dos partidos políticos com assento no Parlamento, para a ampliação das acções de fortalecimento dos núcleos familiares e dos programas de preservação da paz.
Marizete Manjenje disse que a administração local vai apostar, principalmente, na realização de campanhas de sensibilização em torno dos direitos e deveres das famílias, abordagens sobre a cultura da paz, os princípios éticos e os valores culturais na perspectiva antropológica.
A iniciativa, acrescentou, visa a promoção da harmonia social, com o envolvimento das famílias na pacificação das comunidades e na participação das políticas públicas, voltadas ao bem-estar comum e ao desenvolvimento socioeconómico.
Afirmou que a família representa a primeira instituição da sociedade, por isso, é fundamental maximizar a responsabilidade social e o conhecimento substancial dos valores morais, cívicos e culturais, para a educação sólida das crianças para que seja possível eliminar, desde cedo, os comportamentos anti-sociais.