Mais de mil clientes da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), na cidade do Dondo, sede do município de Cambambe, província do Cuanza Norte, estão privados do abastecimento de energia eléctrica, devido a uma avaria registada na madrugada de Segunda-feira, na rede de média tensão.
A avaria foi provocada por uma descarga eléctrica, causada pela chuva, que afectou a linha subterrânea de transporte de 400 metros, de média tensão, que alimenta o centro da cidade.
O responsável do núcleo local de média tensão da ENDE, Costa Francisco André, esclareceu à ANGOP, ontem, Quarta-feira, que estão em curso trabalhos na rede para o restabelecimento da energia.
A interrupção no fornecimento deste serviço deixou às escuras o centro da cidade, com realce para o tribunal e palácio municipais, bem como o comando local da Polícia Nacional, bancos, igrejas, residências e outros.
Durante a intervenção no troço danificado foram detectadas outras avarias nos conectores do armário de baixa tensão.
Costa André assegurou que, apesar destes constrangimentos, diligências estão em curso para se ultrapassar a situação, assim como a substituição dos cabos subterrâneos por aéreos, visando evitar novas interrupções, por causa da chuva.
Apontou, igualmente, o estado obsoleto do condutor trifásico, instalado há mais de 40 anos, como uma das causas dos constantes cortes ao fornecimento de energia à cidade, sobretudo em época chuvosa.