A Medicina Osteopática fornece todos os benefícios da medicina moderna, incluindo medicamentos, cirurgia e a utilização de tecnologia para diagnosticar doenças e avaliar lesões
A Osteopatia, também chamada medicina osteopática, baseia-se no contato manual para o diagnóstico e tratamento. Respeita a relação do corpo, mente e espírito na saúde e na doença, dando ênfase à integridade estrutural e funcional do corpo e à tendência intrínseca do corpo para a auto-cura. A profissão de Osteopata é uma profissão de saúde distinta, com uma formação acadêmica superior e treinos clínicos específicos.
Os osteopatas utilizam uma ampla variedade de técnicas para melhorar a função fisiológica e/ ou dar apoio ao estado de homeostasia que tenha sido alterado por uma disfunção somática (no corpo), ou seja, deterioração ou alteração da função de estruturas relacionadas com o sistema somático, estruturas esqueléticas, articulares e miofasciais, e estruturas relacionadas com elementos vasculares, linfáticos e neurais.
A Medicina Osteopática fornece todos os benefícios da medicina moderna, incluindo medicamentos, cirurgia e a utilização de tecnologia para diagnosticar doenças e avaliar lesões. Também oferece o benefício adicional de diagnóstico e tratamento prático através de um sistema de tratamento conhecido como medicina manipulativa osteopática. Os nossos especialistas têm em conta o impacto que o estilo de vida e a comunidade têm na saúde de cada indivíduo, ajudando-o a atingir um elevado nível de bem-estar baseado na promoção da saúde e prevenção de doenças.
A primeira consulta de Osteopatia
Durante a sua primeira consulta de osteopatia, a prioridade será escutá-lo(a). Serão feitas perguntas sobre o seu historial médico; antecedentes familiares; hábitos de vida; situações de stress emocional e, caso seja necessário, serão pedidas análises e provas de diagnóstico por imagem de forma a realizarmos a sua História Clínica.
Toda esta informação será relevante para poder chegar a um diagnóstico de exclusão, para encontrar (caso existam) contraindicações para o tratamento, ou para chegarmos a um diagnóstico preciso das possíveis CAUSAS de aparição dos seus sintomas. É uma informação sensível que temos por obrigação de guardar com confidencialidade.
A Exploração Física
A Exploração Física consiste em testes de mobilidade, provas diagnósticas de segurança, provas vasculares e neurológicas, exame visceral e crânio-sacral. Não se surpreenda pelo facto do exame para um problema local ser realizado de forma global, uma vez que a abordagem em osteopatia é HOLÍSTICA. Desta forma, faz-se uma análise sistémica da rede de relações entre os diferentes sistemas do organismo e as causas do problema são frequentemente encontradas, em estruturas bloqueadas à distância da zona de dor.
Finalmente, o osteopata poderá dar o seu Diagnóstico Osteopático e o Plano de Tratamento dirigido a dinamizar as estruturas bloqueadas. O tratamento poderá incluir ajustes manuais muito precisos, conselhos nutricionais, suplementação natural ou pautas de exercícios, dependendo se as causas dos bloqueios das suas estruturas são bioquímicas, emocionais ou derivadas do seu estilo de vida.
Prognóstico
O Prognóstico depende de cada caso individual, mas em duas ou três sessões já podemos compreender se a sua evolução é normal, se responde bem ao tratamento, ou se é necessário reavaliar o seu caso.
Tratamento
Os tratamentos de osteopatia são realizados em contacto direto com a pele, pelo que pedimos aos pacientes que se coloquem em roupa interior. Se encontra algum problema, podemos encontrar como alternativas a roupa de praia ou desportiva.