Uma adolescente de 17 anos de idade, casada com um adulto, perdeu a vida, na última semana, porque foi levada pelo marido a um curandeiro para resolver, supostamente, problemas de infertilidade. No decorrer do tratamento, segundo denúncias que chegaram ao INAC, a menina perdeu a vida
O Instituto Nacional da Criança (INAC), através do serviço de denúncia SOS – Criança, que atende pelo terminal telefónico 15015, no período de 15 a 21 de Outubro de 2023 registou, na província do Cuando Cubango, 21 denúncias, com destaque para um homicídio, ocorrido no município do Cuito Cuanavale. A vítima tem 17 anos de idade, segundo a porta-voz do INAC, Rosalina Domingos estava casada com um adulto.
Neste união, a menor apresentava, supostamente, problemas de infertilidade, tendo o marido identificado alguém (um curandeiro) a fim de tratar a adolescente. “Durante o tratamento, sem saber o que terá ocorrido mal, a criança veio a conhecer a morte. O caso segue e está a ser acompanhado pelas instituições competentes”, disse. No mesmo relatório, apresenta- do ontem, consta que na província de Malanje, a equipa de SOS Criança recebeu três denúncias, uma das quais de agressão física de que é vítima uma criança de 10 anos de idade, que lhe foram queimados os membros superiores e inferiores, pelo pai, por ter furtado 50 mil kwanzas.
Duas denúncias que se referem a abuso sexual ocorreram no município sede daquela província, cujas vítimas são crianças de 13 anos de idade. No primeiro caso, o abuso foi praticado por um vizinho de 21 anos de idade que persuadiu a vítima a segui-lo até à sua residência, estando já detido. No segundo caso, o agressor é tio da lesada e residem ambos na mesma casa.
De abuso sexual perpetrado por um ancião não é tudo, pois na província do Zaire registou-se o caso de um cidadão de 80 anos de idade, que está detido porque abusou uma menor de 14 anos de idade. O facto ocorreu no município do Soyo. A equipa do SOS Criança também reportou casos de abusos sexuais contra duas crianças de 3 e 4 anos, tendo sido o agressor um adolescente de 16 anos, que apresenta um comportamento desviante. A situação ocorreu na província de Cuanza Norte, município do Cazengo.
Na província de Luanda, o SOS Criança registou 47 denúncias, com destaque para o município de Kilamba Kiaxi, onde foi reportado o abandono de um recém- nascido, com vida, numa lixeira, porém, depois de resgatado, a criança acabou por perder a vida. O caso foi encaminhado ao gabinete municipal da acção social. Ainda em Luanda, no município com o mesmo nome, uma menor de 15 anos de idade tem sido agredida fisicamente e acusada de feiticeira por um vizinho, e seus familiares, tendo sido culpada por todo o mal que acontece no bairro. O caso foi encaminhado para o Comando municipal da Polícia Nacional, gabinete municipal da acção social e serviço provincial do INAC.