A província de Malanje acolhe hoje o Acto Central das comemorações do 11 de Novembro, Dia da Independência Nacional. O Acto Central será presidido pela ministra de Estado para Área Social, Maria do Rosário Bragança, que já se encontra na província de Malanje, em representação do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço.
Para o programa de trabalhos alusivo às festividades deste 49.º aniversário da Independência Nacional, estão previstas várias actividades que irão decorrer em todo o território nacional. Ainda no âmbito das comemorações da Independência Nacional, a ministra Maria do Rosário Bragança inaugurou ontem, na província de Malanje, um Instituto Médio Politécnico Industrial, de-nominado “José Eduardo dos Santos”, segundo Presidente da República de Angola.
A referida infra-estrutura, que comporta vinte salas de aulas, tem a capacidade para albergar mais de mil e 600 estudantes. Na ocasião, a ministra de Estado para Área Social, Maria do Rosário Bragança, disse tratar-se de um empreendimento que vai contribuir para a melhoria da educação, que considerou como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer país.
“Este empreendimento, sendo um centro de educação e ensino, representa um dos grandes ganhos da nossa Independência Nacional, no que diz respeito à capacitação humana dos angolanos”, disse, reconhecendo o défice e os grandes desafios que o país ainda enfrenta no sector da educação.
Festividades dos 50 anos de Independência Nacional
Ainda hoje, 11 de Novembro de 2024, iniciam as festividades em torno dos 50 anos de Independência Nacional, a completar-se no próximo ano. O Memorando, contendo as acções comemorativas dos 50 anos da Independência Nacional, foi preparado pela Comissão Interministerial criada através do Despacho Presidencial n.º 26/24, de 22 de Janeiro.
O referido Memorando define como objectivo geral do projecto “Angola 50 Anos de Independência” a celebração condigna dos 50 anos de Independência Nacional do povo angolano e destaca as principais conquistas alcançadas durante os últimos 50 anos, bem como perspectiva o futuro de Angola à luz da Estratégia de Desenvolvimento de longo prazo “Angola 2050”.
Para galvanizar as celebrações, foi definido como lema geral “Angola 50 Anos: Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo Um Futuro Melhor”. As celebrações decorrerão entre os dias 11 de Novembro de 2024 e 31 de Dezembro de 2025, e estão projectadas para decorrer em to- do o território nacional e nas missões diplomáticas e consulares de Angola.