OPaís
Ouça Rádio+
Qua, 19 Nov 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Vontade – elemento imprescindível no processo de comunicação

Jornal Opais por Jornal Opais
13 de Outubro, 2023
Em Opinião
Journalist uses a phone to film as Martin Fayulu, Congolese joint opposition presidential candidate holds a news conference in Kinshasa, Democratic Republic of Congo, December 25, 2018. REUTERS/Baz Ratner - RC1BAC5C66F0

Journalist uses a phone to film as Martin Fayulu, Congolese joint opposition presidential candidate holds a news conference in Kinshasa, Democratic Republic of Congo, December 25, 2018. REUTERS/Baz Ratner - RC1BAC5C66F0

Bem! Na quinta clas – se, não sei se até agora ainda ocorre, nas pri – meiras aulas da disci – plina de língua portu – guesa aprendemos alguns elemen – tos do processo de comunicação como o emissor, receptor, mensa – gem, código e canal.

Poderão também interessar-lhe...

Carta do leitor: Feiticismo no futebol africano:um mito ou jogo sujo?

Feira dos difamadores

Juventude

Ficamos por aí e bem me lembro na sala 34, na es – cola Ngola Kanine com a professo – ra Ana Cristina, era muit o vaidosa, não a vaidade de Lucífer, mas ex – plicava muito bem.

Na cadeira de comunicação nas organizações que lecciono, a pri – meira aula a contar com a apre – sentação e os objectivos da dis – ciplina, é, precisamente, os ele – mentos constituintes do processo de comunicação para situar aos es – tudantes que sem o domínio des – ses elementos dificilmente se com – preenderá a comunicação nas or – ganizações e a comunicação de uma maneira geral.

Cito Andrew Dubrin que levanta os seguintes elementos do processo de comu – nicação: emissor, receptor, canal, código, mensagem, ambiente, fe – edback e ruído.

Não vamos entrar em detalhe a cada elemento, mas durante estes anos de comunicação institucio – nal , quer a nível profissional quer acadêmico, fui analisando que a estes elementos faltaria um que comungasse ou satisfizesse o efeito essencial da comunicação. Harold Lasswell já tinha nos lembrado pa – ra que a comunicação tenha os seus dividendos, na sua teoria introdu – ziu o efeito, ou seja, todo o acto co – municacional tem de ter efeito.

Repetir o conhecimento ou as visões epistemológicas dos nos – sos mestres algumas vezes não é de todo errado, mas não contex – tualizá-lo pode constituir-se um erro crasso. O conhecimento ou as teorias de – vem ser angolanizadas e é assim que introduzi a palavra VONTA – DE como um dos elementos fun – damentais no processo de comu – nicação à realidade angolana.

Cal – ma, vou explicar: Em nível organizacional, a co – municação para ser estratégica de – pende da vontade de quem a dirige e os conhecimentos que se tem em torno dela. Havendo vontade e co – nhecimento, a comunicação tor – na-se estratégica e os dividendos são maiores. Já não há espaço pa – ra a ausência da comunicação no mundo corporativo.

Uns dão-na importância, mas poucos veem-na como estratégica. E qualquer líder que não olhar à comunicação como estratégia, vai perder. Claramente que os intentos da comunicação são dirigidos a al – guém: grupo alvo. Este grupo alvo que muitas instituições, até agora, não conseguiram identificar é um dos elementos fundamentais (re – ceptor) no processo de comunica – ção.

Por mais que haja boas estraté – gias se este não se interessar com o que é comunicado, não haverá efei – to porque não tem vontade. Daí que é necessário conhecer-se o público antes de se comunicar para a mu – dança de comportamento.

Mas, às vezes, é necessário coerção quan – do se impõe (Covid-19). Deve haver VONTADE no proces – so de comunicação para se estabe – lecer o efeito. Deve haver VONTA – DE aos líderes em tornar a comuni – cação num braço estratégico.

Deve haver VONTADE no receptor em desconstruir a comunicação. De – ve haver VONTADE em conhecer a comunicação institucional co – mo ferramenta de gestão e admi – nistração e não confundi-la com o jornalismo.

 

Por: HERMENEGILDO DE BRITO

Jornal Opais

Jornal Opais

Recomendado Para Si

Carta do leitor: Feiticismo no futebol africano:um mito ou jogo sujo?

por Jornal OPaís
19 de Novembro, 2025

O futebol é, para mim, uma das melhores celebrações que ocorrem num país. Isto porque, muito além de 22 jogadores...

Ler maisDetails

Feira dos difamadores

por Dani Costa
19 de Novembro, 2025

Nem se passou um mês desde que o Executivo angolano levou à apreciação do Conselho de Ministros, sob proposta do...

Ler maisDetails

Juventude

por Jornal OPaís
19 de Novembro, 2025

Angola, que está ainda a viver o rescaldo da celebração dos seus 50 anos, depois de um passado marcado pelo...

Ler maisDetails

China e o caminho da modernização: Olhares a partir de Angola

por Jornal OPaís
18 de Novembro, 2025

Era uma manhã cinzenta em Luanda – parece que o cacimbo não pretende ir embora – quando me sentei para...

Ler maisDetails

Carta do leitor: Feiticismo no futebol africano:um mito ou jogo sujo?

19 de Novembro, 2025

Feira dos difamadores

19 de Novembro, 2025

Juventude

19 de Novembro, 2025

Workshop destaca novas soluções de segurança e controlo industrial para o sector petrolífero

19 de Novembro, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.