As aulas de Língua Portuguesa são sempre heterogéneas sendo caracterizadas por um conjunto de estratégias, cujo objectivo é o de formar alunos críticos, responsáveis e construtivos, a partir da utilização da sua língua materna ou segunda nas várias situações sociais e culturais formais ou informais.
As nossas aulas permitiram-nos conhecer, de ponto de vista pedagógico, a turma, onde constatámos que apresenta uma grande diversidade ao nível dos ritmos de trabalho e do desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos. Como se sabe, uma turma é sempre heterogénea, tendo em conta as particularidades de cada aluno.
Esta heterogeneidade levou-nos ao recurso de métodos e estratégias que permitissem a inclusão de todos os alunos, de maneira que cada um fosse participante.
Apostámos no uso de tecnologia educativas, o que nos permitiu constatar que os alunos têm uma afinidade com as tecnologias, de tal forma que estas podem ser grandes dinamizadoras do processo de ensino-aprendizagem, pois o recurso às novas tecnologias estende a aprendizagem além das quatro paredes da sala de aula.
As técnicas de comunicação oral como a exposição e o debate, utilizadas na sala de aula permitiram-nos promover um alargamento, quer nosso, quer dos alunos, da expressão do pensamento e da planificação do comportamento em contextos de comunicação intra e extra-aula.
As fichas informativas entregues aos alunos durante as aulas, para além de evitarem o recurso exclusivo ao ditado, tornaram-nas aulas menos monótonas, sonolentas e aborrecidas, ajudando-nos, deste modo, na sua maior produtividade.
As situações imprevistas ajudaram-nos a termos uma preparação melhor, a investigarmos mais e apresentarmos um posicionamento crítico e ponderado, antes de tomarmos uma resposta, como acabada.
Nem tudo o que planificámos ocorreu, por isso, é importante que o professor leve em consideração que uma aula também é uma caixinha de surpresas e que algumas situações jamais imaginadas podem chegar a ocorrer.
A interacção com os demais professores foi bastante positiva, porquanto nos ajudou no esclarecimento de algumas dúvidas sobre os temas a serem leccionados e as estratégias a serem utilizadas.
A boa disposição e a vontade em querer aprender, demonstradas pelos alunos, foram proactivas, de maneira evitamos muita exposição do conteúdo e menos monotonia.
As nossas aulas deram-nos a entender que, qualquer que seja o estilo de ensino que se adopte numa determinada aula, este só é eficaz se estiverem criadas as condições para um bom funcionamento da mesma: clima positivo, regras e objectivos bem definidos , comportamentos assertivos e respeito mútuo entre todos os intervenientes.
Ficou-nos a lição de que aulas de Língua Portuguesa não se resumem única e exclusivamente ao ensino da gramática, muito menos é maior foco, e que o professor não é o detentor de todo o conhecimento.
Os alunos são o meio pelo qual o professor tem a oportunidade de aprender, sendo que as nossas aulas foram um exemplo disso.
Por: PEDRO HENRIQUES