Inicialmente, deve se ter uma visão mais ampla e perceber que a língua é um organismo vivo , mutável e, de acordo ao contexto, as palavras vão adquirindo diversos valores semânticos na frase. É sempre através do contexto, que se deve analisar atentamente o valor de cada palavra.
Conforme Marcos Bagno (2011)”a língua não deve ser estudada separadamente no plano diacrónico( através do tempo) ou sincrônico ( ao mesmo tempo), porém no pancrónico, isto é, nos dois planos em simultâneos” Tecnicamente, em língua portuguesa, existem quatro ( 4 ) tipos de aula: Exploração vocabular; Leitura , interpretação e compreensão textual; Exploração gramatical Intertextualidade O primeiro ( I) consiste em retirar as palavras pouco-claras e buscar os seus significados através de um dicionário.
Existem textos cujo a linguagem é coloquial. Para estes, se deve explorar o seu significado através do contexto em que o texto se afirma. II) primeiramente, faz-se uma leitura modelo do texto em geral, depois a grupal e individual .
Apois disto, busca-se compreender o que o texto diz. O sentido real do texto ( compreensão textual). Já no segundo, se faz imolicações do texto, isto é, ligar o texto com o contexto em que foi escrito ( interpretação textual). III) Aqui, o professor deve ensinar a gramatica com base o texto já estudado antes. Pois, é aqui onde o professor deve mostrar como as palavras funcionam de acordo ao contexto.
Nesta aula, os alunos hão de aprender que , afinal, em português, por exemplo, as palavras podem mudar de suas classes fruto da situação em que se estuda. Por último, os alunos produzem os textos com base o texto estudado.
Aqui, a produção não pode ser a imitação total do texto ( transcrição do texto). Contudo, a inovação durante a produção. É fazer de um texto escrito, um novo texto com semelhança temática e não propriamente estrutural ( organização). A gramática não deve ser ensinada sem o uso do texto. O texto é o pretexto para o ensino da gramática.
Por: ALBERT BAPTISTA