Fórum Negócios & Conectividade
OPaís
Ouça Rádio+
Seg, 15 Set 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

A escrevivência netiana em Sagrada Esperança (Parte 2)

Jornal Opais por Jornal Opais
17 de Outubro, 2024
Em Opinião
Tempo de Leitura: 4 mins de leitura
0

Os elementos da cultural promovida pelo colonialismo é outra marca recorrente em Sagrada Esperança, porquanto a identificação do sujeito poético com sua identidade cultural ocorre inicialmente de maneira existencialista, ou seja, o mesmo desconhece as particularidades deste planeta cultural, mas ainda assim sabe que é o seu, não faz o uso de elementos empíricos, como cor da pele ou pertencimento racial para se identificar com os irmãos: meu irmão do mesmo sangue / Eu saúdo! / Esta mensagem / seja o elo que me ligue ao teu sofrer / indissoluvelmente / e te prenda ao meu Ideal, (2016, p. 57).

Poderão também interessar-lhe...

Corrupção e gestão desportiva: Entre a sombra e a luz da integridade

A vergonha do triângulo das mini-saias

Falsificação de idades no desporto em Angola

A recusa da realidade social da época e a busca incansável pela dignidade sepultada pelo opressor são dimensões igualmente fortes na voz sem igual da poesia netiana em Sagrada Esperança, pois não aceita em momento algum a realidade da opressão e, diante dessa realidade, considera impossível não a inserir na sua produção poética, implicando uma interrogação total do sujeito enquanto entidade afetada pelo social e pela história na busca incessante da identidade e da mudança: vão / esforçadas na incerteza / por abraçar / os pontos de interrogação de existência. / São homens / que chegaram / e se não acharam / Lá vamos nós!… (2016, p. 46).

Concordamos com Reis (1998) a respeito do processo de articulação de obras literárias, nesta senda, cremos que a poesia netiana em Sagrada Esperança enquanto resultado articulado e coerentemente estruturado de enunciação da linguagem literária, é detentora de certas características, que sinteticamente podem ser descritas deste modo: apresenta a configuração de um universo de natureza ficcional, com dimensão e índice de particularização muito variáveis: A minha glória / é tudo que padeço / e que sofri / Os meus sorrisos / tudo o que chorei… (2016, p. 55); ao mesmo tempo, evidencia uma considerável coerência, tanto do ponto de vista semântico como do ponto de vista técnico-compositivo: Nós / da África imensa / negra / e clara como as manhãs da amizade / desejosa e forte como os passos da liberdade… (2016, p. 71).

A linguagem da poética netiana em Sagrada Esperança possui peculiaridades que a torna única no universo linguístico, isso porque é mui paradoxal, quer dizer, apresenta um leque de vocabulário simples demais e ao mesmo tempo tão profundo como mistérios, transpassando a função comunicativa e persuasiva.

A relação que os signos linguísticos estabelecem na organização estrutural da poesia e a coordenação que os relacionam entre si constituem o núcleo sobre o qual caracteriza o conjunto de signos literários de modo significativo e fenomenal: Um amanhecer vital / em que se transforma as sensações orgânicas / sobre o solo pátrio… (2016, p. 117); Construção / e / reencontro / Chegados à hora / caminha o povo infatigável para o reencontro / para de novo se descobrir e fazer… (2016, p. 119).

Assim sendo, notamos que na Sagrada Esperança um novo sistema linguístico é instaurado, haja vista que os vocabulários extrapolam o sistema semântico, para aviventar o sistema literário, o qual se converte no centro conteudístico das construções poéticas: Latas pregadas em paus / fixados na terra / fazem a casa / Os farrapos completam / a paisagem íntima… (2016, p. 45).

Entretanto, elaborar um projecto de construção da identidade nacional utilizando o sistema linguístico do colonizador constituía um desafio sem igual e o diálogo permanente com as raízes culturais e a necessidade de se redescobrir enquanto africano era um passo inevitável para a voz poética de Neto: Vibro / em áfricas humanas de sons festivos e confusos / que línguas pronunciais em mim irmãos / que não vos entendo neste ritmo?… (2016, p. 72).

Sob o ponto de vista de Silva (2004) a comunicação literária da Sagrada Esperança caracteriza-se como uma comunicação de tipo disjuntiva e diferida, isto é, realiza-se em absentia de uma das instâncias do processo comunicativo – o autor ou leitor – e com um lapso temporal de maior ou menor amplitude entre o momento da emissão e o(s) momento(s) da recepção.

As propriedades formais que caracterizam a literatura como entidade semiótica, caracterizam também obrigatoriamente a Sagrada Esperaça, já que, representa uma actualização do sistema semiótico literário, constitui uma entidade delimitada topológica, temporalmente e possui uma organização interna que a configura como um todo estrutural: Um boquet de rosas para ti / -rosas vermelhas brancas / amarelas azuis- / rosas para o teu dia / Suavidade e frescura / das curvas ansiosas da terra / e a exaltação poética da vida… (2016, p. 94).

Sob o olhar de Soares (2012) nenhuma literatura surge ou se desenvolve sozinha, por mais que a angústia da influência nos leve a negar. O estudo da formação de uma literatura não pode, portanto, realizar-se fora das implicações desta constatação.

A partir daí, é evidente que a poesia netiana em Sagrada Esperança é uma entidade pluristratificada, ou seja, constituída por diversos níveis de expressão, compreendendo uma dimensão virtualmente intertextual, na medida em que é possível a relacionar com outras obras como a Sobreviver em Tarrafal de Santiago, Nga Muturi, entre outras, com as quais dialogam.

Em Sagrada Esperança a poesia significa uma ferramenta de combate, no seu plano interior, as palavras contêm a esperança da libertação africana, em particular angolana, a audácia da desalienação da cultural Ocidental insuflam a necessidade de acção libertadora do homem, de modo a semear esperança destemida na certeza de que o povo tome de consciência.

Portanto, para compreender a profundidade mais íntima da poesia netiana em Sagrada Esperança é imprescindível despir-se de qualquer cor partidária, ter uma consciência preparada para viajar nos mistérios da tinta permanente que a Agostinho Neto utilizou para escreviver os poemas da obra em questão, e acima de tudo estar preparado para reconhecer o elegância viva do seu profetismo poético, porque de facto Neto é um verdadeiro profeta literário.

Referências Bibliográfica

Gonga, Maieuta. (2018). Poética Negritudinista de António Jacinto como forma de resistência à colonização Portuguesa. Templários. Neto, Agostinho. (2016). Obra Poética Completa: Sagrada Esperança; Renúncia Impossível; Amanhecer. Luanda. Reis, Carlos. (1998).

O Conhecimento da Literatura, Introdução aos Estudos Literários. Lisboa. Silva, Victor Manuel de Aguiar (2004). Teoria e Metodologia Literárias. Lisboa. Soares, Francisco. (2012). Kicola: Estudos sobre a Literatura angolana no século XIX. Luanda Sul: Mayamba.

 

Por: FELELÉ D’PAPEL

Jornal Opais

Jornal Opais

Recomendado Para Si

Corrupção e gestão desportiva: Entre a sombra e a luz da integridade

por Jornal OPaís
12 de Setembro, 2025

No despertar da manhã, em mais uma viagem, em mais uma madrugada de trabalho, hoje, 12 de Setembro, decidimos escrever...

Ler maisDetails

A vergonha do triângulo das mini-saias

por Jornal OPaís
12 de Setembro, 2025

O que têm de comum a África, América Latina e a Ásia (Médio Oriente)? Laboratórios de e para todos os...

Ler maisDetails

Falsificação de idades no desporto em Angola

por Jornal OPaís
12 de Setembro, 2025

Há um mal silencioso, persistente e corrosivo que mina a credibilidade do desporto angolano a falsificação de idades. Um problema...

Ler maisDetails

Angola entre a multipolaridade e a segurança estratégica: desafios e oportunidades no Atlântico Sul

por Jornal OPaís
12 de Setembro, 2025

1 . Introdução O século XXI é marcado por uma crescente competição geopolítica que redefine não apenas as grandes potências,...

Ler maisDetails
Fórum Negócios  Conectividade Fórum Negócios  Conectividade Fórum Negócios  Conectividade
Carlos Augusto

Aulas práticas dos cursos de especialização em enfermagem arrancam em Outubro

15 de Setembro, 2025
DR

Bravos do Maquis bate Wiliete de Benguela nos penáltis e conquista Torneio amizade

15 de Setembro, 2025

Embaixada da Noruega financia com 900 mil dólares projecto de gestão de resíduos marinhos

15 de Setembro, 2025
Jacinto Figueiredo

Processo de contratação Pública em agosto ficou avaliado em 491.849 milhões de kwanzas

15 de Setembro, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.