As regiões norte e centro do país disputam a liderança da produção em ambos os estados do grão, sendo as províncias do Uíge e Cuanza-Norte os maiores produtores no norte, enquanto o centro é dominado pela província do Cuanza-Sul.
Segundo o Anuário Estatístico do INE, a produção nacional de café em estado mabuba é quase exclusivamente constituída por café do tipo Robusta, que representa 90% da produção.
O café Arábica, por sua vez, ainda tem um peso residual na produção em estado mabuba. Este tipo de café é apenas produzido em quatro das províncias da região centro, como no Bié, Cuanza-Sul, Benguela, Huambo e uma província da região sul que é a Huíla.
Na campanha agrícola em referência, a produção de carnes registou 341,9 mil toneladas, dos quais 49,7% da produção provém da produção de carne caprina, seguindo-se a contribuição de carne bovina com 31,0%, e a carne de aves com 15,6%.
Segundo os dados do INE, as províncias de Luanda, com 33%, Huíla, com 8%, Cuanza-Sul, com 8%, e Malanje, com 4%, lideram a produção nacional de carnes. No seu conjunto, as cinco principais são responsáveis por mais da metade do volume de Carnes produzido.
Foram produzidas 2,76 biliões de unidades de ovos com Luanda, novamente, na liderança, representando uma contribuição de 55,1% em relação à produção total considerada.
Relativamente à produção de carne de aves (galinha, frango, pato e outros), a produção foi de 53 mil e 334 toneladas, o que representa um crescimento em 10,1% na última campanha agrícola 2022/23. Sendo assim, a maior contribuição 37,6% provém das províncias de Luanda e Huíla (10,0%).
Sobre o leite, na última campanha agrícola, foi produzida um total de 6,31 milhões de litros, tendo as províncias do Cuanza-Sul e Huíla se destacado com uma produção de 53,6% e 34,8% respectivamente, totalizando assim 84,4% em relação a toda a produção observada.
No que diz respeito à exploração e produção de madeira em touro, esta foi de 99,8 mil metros cúbicos, enquanto a madeira serrada foi de 71,4 mil metros cúbicos. Já a exportação de madeira serrada foi de 65,6 mil metros cúbicos e o principal destino da madeira é a China, Vietname, Itália, Portugal e Espanha.
Por: Francisca Parente