A Selecção Nacional de futebol venceu, por 2-1, ontem na região do Algarve, a equipa do Olhanense de Portugal, por 2-1, em jogo de preparação para o CHAN2023 da Argélia, que se disputa de 13 do corrente a 4 de Fevereiro.
Os golos do desafio foram marcados por Higíno, aos 17 minutos, Paizo (75´), por parte de Angola, e Brukelin (65´), este da equipa portuguesa.
Além deste apronto no estágio em “terras lusas”, o combinado angolano ainda tem o próximo amistoso, Quinta-feira, diante do Sport Lisboa e Benfica B, em que também vai procurar testar a sua capacidade técnica e competitiva. Em Portugal, desde Domingo passado, os Palancas Negras têm ainda agendado encontros com a selecção da Letónia, dia 10, e da equipa do Servete da Suíça, a 11 deste mês.
O seleccionador Pedro Gonçalves, disse ontem, ser positivo o início de estágio da equipa na região do Algarve (Portugal), permitindo acertar alguns detalhes importantes no seio do grupo, para que tenha um desempenho aceitável na prova continental. No CHAN2023, reservada a jogadores que actuam nas competições internas, Angola está no grupo D, com as selecções do Mali, com quem joga no dia 16, e Mauritânia, dia 20.
Esta é terceira participação da Selecção Nacional no CHAN, depois do Sudão, em 2011, onde ficou na segunda posição, ao perder na final, por 3-0, diante da Tunísia Em 2018, no Marrocos, os Palancas Negras foram eliminados nos quartos de final, pela Nigéria, por 2-1.
Foram convocados os jogadores Neblu, Hugo Marques, Langanga (guarda- redes),Tó Carneiro, Danilson, Razão, Eddie Afonso, Kinito, Kibeixa, Paizo (Defesas), Além, Higino, Keliano, Herenilson, Megue, Vitoriano (médios), Bito, Gilberto, Caneta, Jaredi, Julinho, Depú e Lepua (avançados).
O treinador Pedro Gonçalves anunciou, igualmente, sete jogadores que serão registados como reservas, nomeadamente Migue (guarda-redes), Hossi, Lulas, Pedro Fr ancisco (defesas), Benvindo Afonso (médio), Jeffer e Jó Paciência (avançados).