O poeta angolano Esmaldino Baptista, juntamente com outros convidados, dará início às actividades culturais deste ano com a estreia da primeira temporada do talkshow “Poesia na Casa”, a partir das 19 horas, no espaço Goz’Aqui Comedy Clube, localizado na Ilha de Luanda, com a apresentação de diversas obras poéticas. O projecto é uma iniciativa quinzenal liderada pelo poeta e declamador Zola Ramos, também conhecido como “O Poeta”.
O objectivo principal é dar voz à poesia e aos seus fazedores no mercado cultural angolano. Segundo o porta-voz do evento, João Cuzanzuka, o projecto está em seu segundo ano e busca dinamizar a poesia nacional ao proporcionar um espaço para que poetas e declamadores compartilhem suas obras com a comunidade.
O evento contará com apresentações de diversos artistas, incluindo Esmeraldino Baptista, Domingos Dembo, Homem Palala, Piedade de Almeida e o Rei Poeta.
João Cuzanzuka destacou que a selecção dos artistas segue critérios que abrangem princípios como educação e entretenimento. Cada poeta é escolhido conforme sua área de actuação, seja cultural, política, social ou religiosa.
O porta-voz destacou ainda o potencial e o longo percurso cultural dos artistas selecionados, ressaltando a importância de criar uma interação entre os fazedores de poesia para dinamizar o setor.
“O evento busca elevar a poesia a um patamar de maior relevância, tornando-a parte de atividades culturais de grande porte no país. O porta-voz afirmou que a poesia deve estar presente não apenas em datas comemorativas, como 11 de Novembro e 8 de Março, mas também em grandes eventos culturais, como o Show da Virada”, contou.
João Cuzanzuka lamentou o facto de, em muitos eventos culturais, não serem convidados ainda os poetas para a apresentação de suas performances. Incentivou os artistas a não se sentirem inibidos em mostrar seus trabalhos e convidou a população a participar em massa do encontro, que promete bons momentos de lazer. Avançou que, para este ano, o projecto pretende realizar mais de cinquenta apresentações com diferentes artistas e performances.
A iniciativa
Zola Ramos é um poeta, declamador e compositor angolano, membro do Movimento Literário Lev’Arte. Seus poemas trazem uma forte ideologia de evangelização e intervenção social.
Recentemente, lançou a EP de poesia intitulada “É Fome”, composta por cinco poemas de estúdio. Zola Ramos tem-se dedicado à evolução da poesia angolana, promovendo projetos que valorizem a arte de declamar como uma nova proposta para o mercado criativo nacional.