Depois de terem realizado mais uma edição do Top Rádio Luanda, o membro da organização do evento, Quim Freitas, carinhosamente tratado por “Tio Quim” assegurou que doravante as edições serão contínuas e ininterruptas.
O radialista afirmou que foi um desafio difícil, mas satisfatório pelos resultados
“Foi uma tarefa muito difícil porque fizemos o top em tempo recorde, mas agradecemos o apoio de todas as empresas que patrocinaram e reiteramos que nos próximos anos teremos mais Top Rádio Luanda”, disse o responsável.
Quanto ao critério de selecção dos artistas e músicas concorrentes, Tio Quim explicou que, por cada categoria, foram seleccionadas 10 das músicas mais tocadas pela Rádio Luanda, e destas o público votou (via telefónica) até encontraem as três mais votadas que foram à gala.
“Nós tivemos um conselho de avaliação composto por vários júris, composto por vários indivíduos que entendem da matéria entre músicos, jornalistas, promotores de eventos, produtores musicais e alguns convidados especiais ligados directamente à cultura”, explicou.
Na gala realizada na passada Sexta-feira,17, na Baía de Luanda, entre os vencedores destacaram-se a cantora Chelsea Dinorath e Selda, ao arrebatarem dois prémios cada, na categoria “Voz Feminina do Ano”, “Voz Feminina Revelação” e”Melhor Balada”, “Melhor Afrojazz” do ano, respectivamente.
Em declarações à imprensa, Chealse Dinorath, filha do falecido deputado da UNITA, Raúl Danda, mostrou-se surpresa com as distinções, tendo afirmado que a premiação é fruto do trabalho árduo que vem fazendo ao longo do ano, e que almeja conquistar mais prémios.
“Eu não trabalho para prémios.
Acho que esta distinção é consequência de um trabalho árduo que eu e a minha equipa tivemos durante o ano todo.
Então só tenho a agradecer pela oportunidade e, se Deus permitir, este será o primeiro de muitos outros prémios que ainda estão por vir”, expressou a autora do sucesso “Sodade”.
A artista aproveitou o momento para reafirmar o lançamento da sua EP intitulada “Catarse”, em formato digital, marcado para o dia 31 do corrente mês.
Segundo a contara, a obra terá nove faixas musicais e contará com as participações de artistas nacionais, portugueses e cabo-verdianos.
Por sua vez, Selda, que também mostrou-se surpresa com as distinções, reconheceu a qualidade dos adversários e anunciou que está a trabalhar no CD, cujo lançamento está agendado para este ano, mas ainda sem data.
“Sinceramente, não estava à espera deste prémio.
A concorrer com grandes músicos como Halison Paixão e Paulo Flores e ser a vencedora, sinto-me muito feliz e honrada por esta distinção”, expressou a artista.
Outras distinções
O sucesso “Cibernética” de Nikila de Sousa venceu a categoria “Kizomba”, ao passo que Halison Paixão, com a música “Doce Morena” foi distinguido como ‘Voz Masculina do Ano’. Já o tema musical “Coração de Pedra” mais uma vez deu a Miguel Buila a consagração de “Gospel do Ano”.
Na categoria “Semba”, a dupla formada pelo antigo ministro das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Manuel Tavares de Almeida, artisticamente conhecido por ‘Tatá Almeida’ e pelo guitarrista, Texas, foram os felizardos com a música instrumental “Choro do Semba”.
Enquanto Jojó Gouveia, com a música “Perdão”, uma versão da original de Eduardo Paím, foi distinguido como “Melhor Versão do Ano”.
Ao levar o prémio “Folclore”, com música “A vida dá muitas voltas”, Baló Januário dedicou a premiação aos seus fãs, em particular os seus conterrâneos do Bengo, reiterando que o objectivo é “elevar a marca da província ao mais alto nível da cultura nacional”.
“Quero dedicar este prémio a todo mundo que me votou, especialmente o povo da Quiçama, porque o estilo que eu faço é um património cultural daquela região”, exprimiu o músico líder das premiações do Top Rádio Luanda, onde já arrebatou cinco, com o daquela noite.
Gerilson Insrael, com “Minha Vida”, Dezzy (Esperança) e Biura com “Talismã”, todos ausentes na gala por motivos de trabalho, foram os vencedores nas categorias ‘Gheto Zouk’, ‘Rap’ e “R&B”.
O músico Anderson Mário, que também esteve ausente do evento, venceu a categoria “Artista revelação do ano”, tendo sido a sua esposa, Alice Julie, a levantar o troféu em representação do cantor que se encontrava na província do Namibe nas festividades daquela província a sul do país.
A representante do cantor dedicou o prémio ao filho que se encontra ainda no ventre.
“O Anderson está ausente por missão de trabalho, mas ele disse que, caso vença o prémio, irá dedicar ao nosso filho a caminho”, frisou Alice.
Os Ingomblock com “Ay trabalha” e Real Drogadinho com “Cavalo de 2030” conquistaram as categorias “Afrobeat Fusion” e “Kuduro”.
Hernany Hendrix.
Um dos integrantes dos “Ingomblock”, contente com a distinção agradeceu ao soberano e aos fãs pelo prémio conquistado, tendo reiterado que serve de “motivação para continuar a trabalhar”.
“Este prémio é bênção.
Primeiramente agradeço a Deus e a todo mundo que votou em prol do nosso trabalho.
Isto motiva-nos muito a trabalhar” exprimiu.
O artista avançou à imprensa que o grupo está a trabalhar no álbum “Tudo pelo Município” cuja data de lançamento ainda não está definida.
Por sua vez, o representante do grupo Real Drogadinho, Dj Sandro Mix, não escondeu a emoção pela premiação e considerou ser uma grande bênção e força para continuar a trabalhar.
“Não contávamos que poderíamos chegar até aqui, estar entre os nomeados e chegar até a final e depois vencer.
Foi realmente uma surpresa, uma vez que a música era apenas um adoço, não esperávamos ter o impacto que está a ter”, disse o jovem, eufórico, que dedicou a premiação aos seus amigos.
O Top Rádio Luanda é um concurso de música angolana que visa premiar várias categorias musicais e cantores da preferência dos ouvintes da Rádio Luanda.