Com 144 páginas, o livro aborda, em mais de 60 poemas, vários aspectos sobre as vivências da mulher, seu processo de crescimento e amadurecimento, seus pensamentos e reflexões, assim como suas aspirações, sonhos e as várias etapas que ultrapassam até à fase adulta e atingir a de envelhecimento.
No evento, os poemas do livro serão recitados e alguns trechos serão adaptados em trova a fim de proporcionar um espaço de reflexão e de manifestação artística por meio da poesia, a ser protagonizado por poetas, escritores e trovadores.
Sendo a sua primeira vez como artista de destaque para o evento, cuja obra é o centro da actividade, a escritora Sílvia Vaz disse sentir-se honrada e prestigiada pelo convite para poder partilhar com outros autores e o público em geral experiências e pontos de vista sobre aquele que é o seu mais recente trabalho literário. “Esta obra fala muito sobre a mulher, também tem alguns versos sobre rapazes, mas ela se foca mais na mulher.
Ela aborda o trajecto de vida de uma mulher desde a infância, a adolescência, a juventude até à fase adulta em que ela se torna uma pessoa madura”, explicou a autora.
A autora sublinhou que a obra é, de certa forma, reflexo da sua vida pessoal, trazendo nos poemas algumas situações e experiências que foram vivenciandas ao longo dos anos, desde a infância à idade adulta, juntando-se igualmente as experiências de pessoas próximas a si.
Reforçou que, por ser uma obra onde a mesma procura transcrever uma parte de si, expressar os seus sentimentos através dos versos poéticos, foi dado o título de “Pensamentos da Alma” (volume-II), um livro que reflecte os pensamentos (des)ordenados de uma ou de todas as mulheres do universo.
“Eu dei esse título à obra porque são poemas que realmente me vinham da alma, eu passei por algumas situações das que o livro retrata e as pessoas, especialmente as mulheres, quando lêem a obra também se revêem nela e acabam revivendo o momento, algumas delas até me dizem que sentem como se os poemas tivessem sido escritos particularmente para elas”, disse a autora.
Promoção da literatura e poesia na comunidade
Um dos objectivos principais do projecto “Noite de Poesia”, de acordo com seu porta-voz, Clodovil Henriques, é promover a literatura e a poesia no seio da comunidade, ajudando a despertar o gosto e hábito de leitura nos jovens e adolescentes da zona da Ilha de Luanda.
O mesmo explicou que o evento, de entrada gratuita, é divido em duas partes, sendo que a primeira tem a ver com o recital de poesia que visa difundir a literatura e a poesia (escrita e oral) e artes similares, como a trova e o spoken word, e a segunda diz respeito às homenagens que procuram distinguir artistas e individualidades que têm dado significativos contributos para o desenvolvimento das artes e da cultura, em geral.
Quanto às homenagens, Clodovil enfatizou que a selecção dos homenageados é feita com base numa série de requisitos previamente analisados pela equipa coordenadora do projecto, tendo em vista o contributo da pessoa em causa e os objectivos daquela edição a ser realizada.