Para maior satisfação quanto preparação dos grupos, os valores dos prémios foram elevados, sendo que, o primeiro classificado da classe A receberá o valor de 5 milhões de kwanzas. O da categoria B 3 milhões e a C, infantil, 2 milhões
Os resultados do desfile competitivo na Marginal de Luanda, dos grupos carnavalescos da classe A, B e C (infantil) serão divulgados hoje, a partir das 9 horas, na Liga Nacional Africana, pela Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL). O primeiro classificado da classe A receberá como prémio o valor de 5 milhões de kwanzas, ao contrário dos 3 milhões que recebiam nas edições anteriores. O grupo vencedor da classe B terá como prémio 3 milhões, ao invés de um milhão e 500 feito antes. Já o da classe C, infantil, 2 milhões, ao contrário do valor de um milhão nas edições anteriores do Entrudo.
Nesta ordem, os grupos que vão ocupar a segunda e terceira posições, nas três classes, também verão o valor de premiação acrescido. Segundo o secretário-geral da APROCAL, as urnas serão abertas pelos membros do corpo de jurado, na presença dos agentes dos grupos carnavalescos, onde a contagem terá início com os conjuntos da classe C, seguindo-se a B e, por último, os resultados dos grupos da categoria A. “A contagem dos votos feita pelos membros do corpo de jurado serão feita na presença dos agentes do grupo. Estão todos expectantes pelos resultados.
Sabemos que houve um esforço colectivo e individual para que o evento pudesse acontecer com êxito na Marginal de Luanda”, enalteceu. Durante os desfiles foram avalia- dos a dança, a canção, a corte, o comandante, a falange de apoio, alegoria e o painel. O corpo de jurado na classe A foi presidido pelo jornalista Sebastião Lino, na B a compositora Rosa Roque e na C o músico Diogo Sebastião (Quintino). Na classe A, os cinco últimos classificados serão relegados ao escalão inferior (classe B), que verá ascender os cinco primeiros cinco classificados.
Desfilaram na classe A 13 grupos, na Segunda-feira, 20, o União Twabixila, União Sagrada Esperança, União Kiela, União Povo da Quiçama, União Nzinga Mbandi, União Mundo da Ilha, União Recreativo do Kilamba, União Etu Mudietu, União 10 de Dezembro, União 54, União Jovens da Cacimba, União Amazona do Prenda, União Giza, do Rangel. Na categoria B, no Domingo, 19, foram 15 conjuntos, entre o União Mundo Real de Cacuaco, União Povo da Samba, União Juventude do Prenda, União Juventude do Kapalanga, União 28 de Agosto, União os Petrolíferos, União Geração Sagrada, União Nova Geração do Mar, União Kwenha, União Twafun- dumuka.
Fizeram-se ainda presentes no evento o União Estrela Kazukuta do Cazenga, União Operario Kabocomeu, União 17 de Setembro, União Café de Angola, União Kazukuta do Sambizanga. Na C, 16 grupos infantis competiram no Sábado, 18. Trata-se do Cassules do Mundo da Ilha, Cassules do Jovens da Cacimba, Cas- sules do Kazukuta do Sambizanga, Cassules dos Petriliferos, Cas- sules Sagrada Esperança, Cassules do Café de Angola, Cassules Amazonas do Prenda. Estiveram ainda na Marginal de Luanda os Cassules Twafundu- muka, Cassules Juventude do Kilamba Kiaxe, Cassules Viveiro do Nzinga Mbandi, Cassules 10 de Dezembro, Cassules Giza, Cassules 54, Cassules Admiradores do Hoje-ya-Henda, Cassules Geração Sagrada.