Mais de cem mulheres ligadas à actividade mineira vão participar de uma mesa com o tema “a mulher na indústria mineira angolana”, amanhã, quarta-feira, no Hotel Diamante, em Luanda. O evento vai contar com a presença do secretário de Estado dos Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor
A mesa redonda vai abordar questões sobre como a indústria mineira está posicionada dentro dos quatro vectores, nomeadamente formação, contratação, retenção e empoderamento. De igual modo, no evento serão abordados temas como a indústria mineira angolana intervém na formação de quadros para a cadeia de valor da indústria, como procede actualmente a contratação de mulheres, como as retém nas instituições e organizações empresariais, estratégias de empoderamento, ascensão, hierárquicas e retenção, bem como o posicionamento do Mirempet e da Agência Nacional de Recursos Minerais.
Esta mesa redonda é anual, para que exista a regularidade, em cada 12 meses de ouvir a experiência de mulheres mineiras ou consultoras colocadas em empresas nacionais e em agências de consultoria internacional. A actividade enquadra-se no contexto de reflexão que se quer inclusivo, participativo, onde se entende que a voz da mulher deve ser ouvida e a sua experiência no sector mineiro valorizada fora do estrito mundo interno das suas organizações De acordo com estimativas mundiais, as mulheres representam cerca de 8 a 12% da força de trabalho global da indústria mineira, e ocupam cargos em todo o espectro da cadeia de valor, desde cargos intensivos em mão-de- obra até cargos mais tecnicamente qualificados e de gestão.
O evento, que prevê reunir mais de cem mulheres ligadas à actividade mineira, conta a intervenção da ministra da Acção Social e Pro- moção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto. Ainda com as presenças das secretárias de Estado da Administração Pública, Amélia Augusto Varela, e a secretária de Estado do Ministério das Finanças para o Orçamento e Investimento público, Juciene Clara Daniel Cristiano de Sousa. O evento é organizado pela Bumbar Mining, entidade reputada na organização destes eventos, sob a marca “Mining Eventos” (www.miningeventos.ao), que pretende tornar Angola, à semelhança de outros países da região, um espaço em que se pode, e deve, tornar a reflexão e encontros do sector mineiro uma realidade.