O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, hoje, na sede da instituição, o embaixador e presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), Gilberto da Piedade Veríssimo, onde abordaram a realização da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo para o mês de Maio, na cidade de Malabo, Guiné Equatorial
Durante o encontro, os dois interlocutores debruçaram-se sobre questões ligadas à segurança marítima na sub-região, sobretudo na Zona A, que compreende Angola, República do Congo, República Democrática do Congo, Burundi, Ruanda e a República Centro-Africana.
Na ocasião, Gilberto da Piedade Veríssimo informou ao chefe da diplomacia angolana sobre o processo em curso de transição na estrutura da organização, tendo anunciado a abertura de candidaturas para várias posições de liderança, no âmbito do fim do mandato da actual equipa comissarial.
Referiu que as vagas disponíveis figuram a de vice-presidente da Comissão para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança, comissário para os Assuntos Monetários e Mercados Comuns, comissário para o Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural e comissário para a Promoção do Desenvolvimento Humano e Social.
A Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) é uma organização regional criada em 1983, com sede em Libreville, Gabão.
A CEEAC é composta por 11 países, sendo Angola, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Chade, República do Congo, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Gabão, Ruanda e São Tomé e Príncipe.