O Serviço de Investigação Criminal, através da sua Direcção Municipal da Maianga, deteve, recentemente, no município da Maianga, na rua Marien Nguabi, um cidadão angolano, de 41 anos de idade, indiciado nos crimes de roubo qualificado de telemóveis, ameaças de morte e detenção de armas de fogo e munições proibidas.
Numa nota de imprensa do SIC-Luanda a que o País teve acesso, esta tarde, o organismo conta que o suspeito efectuava diversos assaltos com recurso a arma de fogo do tipo pistola de marca “Makarov” aos transeuntes que circulavam na via pública do bairro Prenda e outros bairros da Maianga, com a finalidade de surripiar telemóveis de marca Iphone.
De acordo com a mesma nota, o SIC explica que foram efectuados trabalhos investigativos que permitiram confirmar que o cidadão implicado é praticante habitual nesta acção criminosa, e que o mesmo terá confessado o cometimento de outros nove crimes de roubo de telemóveis, ocorridos em dias e meses alternados do ano 2024.
Para o cometimento das suas acções ilícitas, segundo os órgãos de investigação, o implicado, munia-se sempre de uma pistola e, tinha como horário de actuação, os períodos da manhã entre as 05 e 08H00 e, no período da tarde, das 16 às 20H00, sempre de forma isolada, dirigida e apeada, com maior predominância o Município da Maianga, bairro Prenda, nas ruas Petrof, LG, Funantes, MG, Marriantes, Posto 15 e Zamba.
Foi encontrada em posse do implicado uma arma de fogo do tipo Pistola, já apreendida, com o respectivo carregador e cinco munições.
Diante dos factos, o implicado foi presente ao Ministério Público e ao juíz de garantias que, aplicou a medida de coação mais gravosa – a prisão preventiva.