Cerca de trinta jornalistas da região sul do país, nomeadamente; Huíla Namibe, Cubango e Cunene, participaram, hoje, de uma acção formativa, decorrida na cidade do Lubango, em materias ligadas as normas de elaboração do Orçamento Geral do Estado (OGE) e a Lei de Contratação Pública
A actividade foi promovida pela Rádio Ecclesia e o Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), no âmbito do projeto a Voz do Jornalista, que conta com o financiamento da União Europeia.
Na ocasião, Isaac Cutembo, coordenador do projecto, disse que um dos principais objetivos da acção formativa é dotar os jornalistas de ferramentas que conduzam a melhoria do seu trabalho.
De acordo com o responsável do projecto, esta é a terceira fase do projecto que teve o seu início no ano passado.
“Nós dividimos o país em regiões para facilitar a participação de um maior número de jornalistas. Temos a região norte, centro, sul e leste, onde pretendemos formar 30 jornalistas em cada região”, adiantou.
Por seu lado, Angelina Casimiro, jornalista da Rádio 2000, do Lubango, disse que a formação foi proveitosa, tendo em conta os temas escolhidos.
“A formação foi óptima porque visou munir os jornalista em materia de contratação pública e OGE, pois é um assunto que deve ser abordado com frequência no seio dos jornalistas, porque quando mais informações tivermos sobre o assunto, melhor informaremos os nossos ouvintes”, afirmou.
Por: João Katombela, na Huíla