Na cidade sul-africana de Pretória, a Selecção Nacional feminina de futebol apurou-se ontem para a segunda eliminatória de acesso para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2026, a realizar-se no Reino de Marrocos.
As Welwitschias, designação do combinado angolano, venceram, por 4-5, na marcação das grandes penalidades, o Zimbabwe, após perder por duas a uma no tempo regulamentar, em jogo referente à segunda mão da 1.ª eliminatória.
A jogar em casa emprestada, as zimbabueanas entraram melhor para o rectângulo do jogo, ou seja, circulavam com mais confiança a bola no meio-campo da equipa da Selecção Nacional.
Fruto do ímpeto ofensivo, o Zimbabwe terminou a primeira parte com a vantagem de duas bolas sem resposta, resultado que espelhava o domínio avassalador das donas de casa.
No reatamento da partida, o treinador da Selecção Nacional, Maninho Loide, fez algumas alterações no xadrez, o que permitiu equilibrar o desafio que registava luta renhida pela posse do esférico.
No minuto 78, a avançada Ary Papel, autora de dois golos em Luanda, reduziu a desvantagem para 2-1, perfazendo empate no agregado (3-3), resultado com que terminou o tempo regulamentar. Na próxima eliminatória, a Selecção Nacional vai enfrentar a similar do Malawi.