O Palácio de Ferro, em parceria com a Companhia de Artes Sol, realiza a 23 deste mês, a partir das 15h30, uma tarde cultural especial dedicada às crianças. O evento busca dar espaço para a apresentação dos talentos artísticos infanto-juvenis.
De carácter mensal, a iniciativa visa entreter o público e dar protagonismo às crianças no palco do Palácio de Ferro. Solange Feijó, organizadora do evento, explicou ao jornal OPAÍS a importância de fomentar a exposição das artes infantojuvenis no mercado cultural angolano.
“Actualmente, na cidade de Luanda, as actividades culturais estão mais voltadas para o público adulto. Por isso, nós, da Companhia de Artes Sol, criamos esta oportunidade para dar vez e voz ao público infantojuvenil”, afirmou Solange.
O evento contará com apresentações de crianças entre 5 e 15 anos, incluindo integrantes da Companhia de Artes Sol e grupos convidados. As performances vão abranger teatro, dança e poesia.
“Trabalhamos com crianças há anos. Com elas, não se pode trabalhar sob pressão. As peças teatrais que vamos apresentar vêm sendo preparadas desde o ano passado”, destacou Solange.
O Palácio de Ferro está preparado para receber até 400 pessoas, embora a capacidade final dependa da presença do público. Solange ressaltou que a preparação do evento tem sido tranquila e que as crianças estão ansiosas para subir ao palco.
“Para elas, subir ao palco é como fazer uma prova na escola primária. Cada nova criança requer um trabalho específico para se sentir confiante e adquirir experiência”, explicou.
Trajectória cultural A Companhia de Artes Sol possui uma vasta experiência em actividades culturais com crianças, incluindo festivais no Horizonte e na Liga Angolana de Amizade e Solidariedade com os Povos – LAASP. Um dos destaques da agenda cultural futura é o evento O Abecedário que se Fez de Mudo, marcado para o dia 30 de março na LAASP.