Angola tenciona albergar, de 26 a 30 de Junho próximo, um torneio internacional, no quadrodos festejos do 50.º aniversário da independência nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro do ano em curso.
A informação foi avançada hoje, Domingo, na cidade do Cuito, pelo presidente da Federação Angolana de Karaté-Dó, Giliano André, na abertura do I Campeonato Regional Centro, que junta, para além do Bié, província anfitriã, atletas do Cuanza-Sul, Malanje, Moxico, LundaNorte e Lunda-Sul.
O dirigente desportivo disse que a competição, a denominar-se “Copa Angola 50 anos”, terá como palco a capital do país (Luanda) e está a ser projectada para contar com a participação de 12 países, sobretudo aqueles queparticiparam na luta de libertação nacional e que deram apoio neste processo, com destaque para Portugal.
Giliano André acrescentou que a mesma será disputada nas categorias de cadetes, juvenis, juniores e seniores, em ambas as classes. Em termos de individualidades, revelou que serão convidados, entre outras personalidades, o presidente da União Africana de KaratéDó e da região 5 do continente.
O dirigente fez questão de referir que, embora haja o desejo de ganhar o torneio e dar a alegria aos angolanos, o objectivo principal é crescer e voltar a ter a confiança e o poder de organização de provas internacionais.