No âmbito da política de responsabilidade social, o Porto do Lobito e a ENSA assinaram, ontem, contratos de Constituição de Fundo de Pensões, de Gestão de Fundo de Pensões e de Seguro de Saúde para os trabalhadores desta importante infra-estrutura portuária do Lobito.
Os Contratos de Constituição e de Gestão do Fundo de Pensões foram celebrados com o objetivo de garantir um complemento da reforma ordinária do trabalhador para contribuir no seu bem estar social, visando assegurar-lhe uma aposentação condigna.
Já o Contrato de Seguro de Saúde visa proporcionar melhores condições de assistência médica e medicamentosa aos trabalhadores para elevar os níveis de produção e de produtividade na empresa, tendo em conta a sua responsabilidade no contexto sócio-económico nacional e internacional.
A assinatura do acordo foi rubricada pelo presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, e pela presidente do Conselho de Administração da ENSA, Helena Chicuba.
Durante a cerimónia, Celso Rosas, em nome dos trabalhadores, enfatizou a importância deste documento, ressaltando que cuidar da saúde dos colaboradores é fundamental para garantir uma maior produtividade na instituição. O gestor da Empresa Portuária do Lobito destacou, ainda, que este seguro tem como objectivo atender às principais preocupações relacionadas à saúde, proporcionando assistência médica e medicamentosa de qualidade para os trabalhadores.
Já o primeiro secretário da comissão sindical do Porto do Lobito, Ernesto Muabi, também destacou a relevância do acordo como um passo adicional para expandir a cobertura assistencial dos trabalhadores e recordou que o Porto do Lobito recentemente assinou um acordo.
O sindicalista reconheceu, em nome dos trabalhadores, a pertinência do cartão de saúde, considerando-o um “marco de valorização e reconhecimento dos trabalhadores, visando garantir a assistência social tanto para eles quanto para seus dependentes, como uma forma de prevenir doenças relacionadas ao trabalho dentro da instituição”.
Estiveram presentes na cerimónia de assinatura os administradores executivos e não executivo do Porto do Lobito, assim como distintos directores e assessores.