O Conselho Provincial de Viação e Ordenamento do Trânsito no Cuanza-Sul realizou ontem, 17, uma marcha alusiva ao dia mundial em memória às vítimas de acidente de viação, sob o lema “Alcançar a paz na estrada, façamos das nossas estradas, locais privilegiados para o exercício das nossas actividades quotidianas”.
A vice-governadora para Sector Político, Social e Económico, Emília Tchinawalile, que orientou a actividade em representação da governadora provincial do Cuanza-Sul, Mara Quiosa, referiu, na sua comunicação, que esta data deve servir para despertar a sociedade angolana e a população da província sobre a necessidade urgente de implementar acções capazes de fazer face ao avanço galopante dos níveis de sinistralidade rodoviária, com o propósito de alcançar a paz nas estradas.
O Cuanza-Sul registou de Janeiro do corrente ano até à data actual 413 acidentes de viação, resultando em 202 mortos e 542 feridos.
Estes acidentes causaram danos materiais avaliados em mais de mil milhão de kwanzas. De acordo com a estatística, a Estrada Nacional 100 registou 128 casos de acidentes, o maior número na província, seguida da Estrada Nacional 240, com 93 casos registados.