A acção, que ocorreu nas aldeias Kiriamavo e Wamba, localizadas a 28 e 37 quilómetros da sede do município de Kimbele, resultou também na detenção de um cidadão nacional de 46 anos de idade, acusado de envolvimento neste esquema de contrabando de produtos petrolíferos.
Durante a operação, os agentes do Serviço de Investigação Criminal (SIC) descobriram que o combustível estava armazenado em duas residências e em um local afastado, entre o capim, em um total de 289 bidões com capacidade para 20 litros de gasóleo, além de dois tambores de 200 litros de gasolina.
Segundo Zacarias Fernando, porta-voz do SIC no Uíge, o combustível apreendido tinha como destino final a República Democrática do Congo, onde seria transportado por vias clandestinas para posterior comercialização.
O proprietário do produto, cujo nome não foi divulgado, foi detido e está a ser investigado pelo crime. De acordo com o porta-voz, seguem com as diligências para identificar e desarticular toda a rede responsável por esse crime.