Na ocasião, o embaixador pediu apoio do corpo diplomático à proposta de Angola para transformar a Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) em Mecanismo Regional da União Africana para prevenção, gestão e resolução de conflitos em África.
José Bamóquina Zau sustentou que a “paz na Região dos Grandes Lagos dará conforto à prosperidade económica dos países envolvidos, com maior destaque para o Corredor do Lobito em Angola, onde estão a ser feitos grandes investimentos nos domínios dos caminhos-de-ferro, das centrais logísticas, de gasodutos e do escoamento de minérios do Leste da RDC e da Zâmbia”.
No seu discurso de celebração da “Dipanda”, Bamóquina Zau falou das incansáveis acções do Presidente da República de Angola e Campeão da Paz e Reconciliação da União Africana, João Lourenço, para a pacificação e estabilização da Região dos Grandes Lagos.
Por outro lado, o embaixador anunciou que a República de Angola e a República Federal da Nigéria poderão reunir em 2025 a sua Comissão Mista Bilateral para actualizar todos os instrumentos jurídicos que norteiam a cooperação entre os dois países.
A actualização dos acordos abrange a concertação política, cooperação militar, comercial, transportes aéreos, comunicação social e tecnologias de informação, indústrias criativas, bem como a diplomacia de investimentos.
O diplomata angolano renovou o convite aos investidores dos países representados para investirem em infra-estruturas adjacentes ao Novo Aeroporto Internacional de Luanda, no Corredor e Refinaria do Lobito, na Zona Franca da Barra do Dande e no futuro projecto de construção de 1.300 quilómetros da 1.ª Auto-estrada de Angola que vai ligar o Norte e o Sul.
Outras mensagens
As autoridades nigerianas, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, enviaram ao Governo de Angola uma mensagem de felicitações pelos 49 anos da independência.
“Notamos com grande satisfação as excelentes relações entre nossos dois países e os esforços que estamos fazendo para construir bases firmes para o benefício de nossos povos”, lê-se.
Durante a celebração da Dipanda, o decano do corpo diplomático, embaixador Abbas Ibrahima Salahedine, o decano do Grupo SADC, embaixador Humphrey Desmond Geiseb, o presidente do APC, Abdullahi Umar (Partido no poder), e o director-geral da Voz da Nigéria, Malam Jibrin Ndace, também dirigiram mensagens de felicitações ao povo angolano, desejando paz, prosperidade, progresso, amizade e apoio contínuo.