No âmbito do projecto de formação ‘Photo Camp’, a National Geographic vai realizar, em Cabo Ledo, Luanda, um workshop de fotografia entre os dias 9 e 13 do mês em curso, com o objectivo de formar e capacitar jovens angolanos entusiastas na arte de fotografar.
O workshop é organizado em parceria com a Fundação Lisima, responsável pela implementação do Projecto de Vida Selvagem do Okavango da National Geographic em Angola.
O projecto tem como principal missão inspirar a próxima geração de contadores de histórias, permitindo que eles analisem as suas ideias e vejam o poder das suas vozes por meio da fotografia e da escrita.
No total, de acordo com uma nota da organização a que este jornal teve acesso, vão participar na formação cerca de vinte jovens estudantes do ensino superior de quatro províncias, nomeadamente Luanda, Bié, Moxico e Cuando Cubango, dos quais alguns foram seleccionados em instituições parceiras da Fundação Lisima.
Ainda segundo a nota, para esta primeira edição em Angola, foram seleccionados jovens com idades entre os 18 e os 25 anos que tenham algum interesse em fotografia, mas sem oportunidade de adquirir uma câmara profissional ou de aprender a aprofundar conhecimentos na área.
O documento avança que o grupo de formação é composto por rapazes e raparigas das cidades de Luanda, Luena, Cuito e Menongue, e que os mesmos aprenderão técnicas de fotografia com os exploradores da National Geographic como Jahawi Bertolli, Federico Pardo, Kerllen Costa e Mauro Sérgio, estes dois últimos de nacionalidade angolana.
“O workshop de fotografia que se realiza em Cabo Ledo é uma oportunidade para os jovens angolanos aprimorarem as suas habilidades e ampliarem perspectivas, fortalecendo a voz da juventude na narrativa fotográfica global”, refere o comunicado.
Sobre o Projecto
O National Geographic Photo Camp é um programa de formação e capacitação técnico-profissional que tem como principal missão inspirar a próxima geração de contadores de histórias, permitindo que eles analisem as suas ideias e vejam o poder das suas vozes por meio da fotografia e da escrita.
As apresentações e exibições públicas do Photo Camp mostram as perspectivas globais dos jovens sobre questões importantes para a sociedade. As apresentações e exibições públicas do Photo Camp mostram as perspectivas globais dos jovens sobre questões importantes para a sociedade.