O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, chefia uma delegação composta por executivos da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG) e da Sonangol na Africa Energy Week.
A conferência, organizada pela Câmara Africana de Energia, é um ponto de encontro de líderes energéticos, investidores internacionais e executivos para discutir as perspectivas do sector energético africano que teve início ontem, 4 de Novembro, na Cidade do Cabo, África do Sul.
Durante o evento, o Ministro Azevedo tem uma agenda repleta de compromissos, incluindo audiências com líderes de importantes empresas petrolíferas e energéticas, como a Lukoil, Equinor e Petrobras.
Também será um dos participantes em painéis temáticos significativos, como “Unlocking’s Deepwater E&P Know-How” e “Investment in Angola Energies”, onde partilhará insights sobre as estratégias de Angola para maximizar o potencial de exploração e produção offshore.
O Ministro estará igualmente presente na mesa-redonda do painel “ExxonMobil Africa STEM Challenge”, dedicada à promoção de desafios tecnológicos na área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Diamantino Azevedo reuniu-se ainda com executivos da Petrobras. Durante a audiência, a petrolífera brasileira reafirmou o interesse em explorar novas oportunidades no continente africano, destacando que Angola permanece no seu radar como um destino de investimento em potencial.
O Ministro aproveitou o encontro para apresentar os avanços do sector de hidrocarbonetos angolano, abordando projectos estratégicos, como o desenvolvimento de amónia, as reservas de fosfato e as iniciativas de hidrogénio verde.
Também destacou o trabalho em curso na produção de gás para cozinha e a exploração de anomalias de potássio. Hoje, Diamantino Azevedo fará um discurso durante a conferência, no período da manhã, e visitará exposições da ANPG e de outras empresas energéticas com actividades relevantes em Angola.
As iniciativas visam promover o país como um mercado atractivo para investidores do sector energético. A Africa Energy Week é um evento de grande importância para o continente, promovendo diálogos sobre a indústria ener- gética e o papel crucial de África no panorama energético global.
A conferência incentiva à tomada de decisões lideradas pelo continente, visando o crescimento sustentável e a independência energética. Além da participação na Africa Energy Week, Diamantino Azevedo tem ainda na sua agenda a presidência do “Fórum de Investimento Mineiro” no dia 6 de Novembro, em Joanesburgo.
Este fórum reunirá empresas mineiras e prestadoras de serviços ao sector, reforçando o compromisso de Angola com o desenvolvimento das suas vastas riquezas minerais e a atracção de investimentos internacionais.