O presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), João Nkosi, participa de 30 de Setembro a 1 de Outubro na 11ª Sessão Plurianual de Peritos em Investimento, Inovação e Empreendedorismo para Capacitação Produtiva e Desenvolvimento Sustentável.
O evento decorre no Palácio das Nações, em Genebra, Suíça, sob iniciativa da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTDA, na sigla inglesa). Focado em temáticas de políticas estatais convergentes com a visão da UNCTDA, a discussão da presente edição assenta na relevância das Micro, Pequenas e Médias Empresas, MPME, por representarem 90% de todos os negócios no mundo e fornecerem mais de dois terços dos empregos, de acordo com dados da referida organização.
Entre outras matérias, os delegados à reunião, abordam as tendências emergentes na prestação de serviços de desenvolvimento empresarial e a identificação de políticas que permitam o desenvolvimento efectivo das MPME.
O primeiro dia da sessão foi reservada às discussões na generalidade sobre o âmbito das políticas públicas implementadas localmente pelos Estados-membros da UNCTDA. Representando Angola na reunião que junta entidades de mais de 100 países, o PCA do INAPEM, João Nkosi, destacou, na ocasião, algumas das principais acções que o nosso país tem levado a cabo para fomentar o sector empresarial privado, em particular as MPME.
Os eixos inseridos no PDN 2023- 2027 no domínio do apoio às MPME, empreendedorismo, inovação e startups, financiamento, quadro legal e promoção da competividade, bem como a aposta na transformação digital e tecnológica, foram alguns dos temas aflorados pelo responsável.
A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento foi estabelecida em 1964, em Genebra, Suíça, no contexto das discussões de liberalização do comércio baseado no Acordo Geral de Tarifas e Comércio.