A empresa agrícola que produz anualmente mais de 60 mil toneladas de frutas diversas quer diversificar as suas exportações para a Europa através da companhia de bandeira nacional.
É uma solução encontrada porque a exportação de frutas deve ser mais rápida, pois são produtos perecíveis que devem chegar ao destino com prazos bem definidos.
Trata-se de produtos como a papaia, mangas, e pitayas que terá como destino o mercado europeu, uma demonstração do compromisso da companhia de bandeira de dinamizar o segmento de carga e apoiar a exportação da produção nacional.
De sublinhar que, em 2023, a fazenda Novagrolíder de Caxito exportou cerca de 15 mil toneladas de frutas diversas para a Europa, sendo que não foi possível atingir a meta de 20 mil toneladas de exportação pelo facto de grande parte da produção ter estragado por causa das chuvas que causaram inundações dos campos agrícolas da Fazenda Novagrolíder de Caxito, causando prejuízos na ordem dos USD 3 milhões.
Em funcionamento desde 2010, a Novagrolider produz anual- mente mais de 60 mil toneladas de frutas, onde a banana constitui a principal produção. Além desta fruta, também cultiva melão, melancia, abacaxis, mamão, maracujá e goiaba, contando, actualmente, com mais de mil trabalhadores, entre angolanos e expatriados.
O grupo Novagrolíder começou, em Outubro de 2016, a cultivar, principalmente, a banana. Com um investimento de cerca de USD 200 milhões, a Novagrolíder tem áreas de produção nas províncias do Cuanza-Sul, Bengo e Luanda.