OPaís
Ouça Rádio+
Seg, 17 Nov 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

A importância do diálogo na relação professor-aluno

Jornal Opais por Jornal Opais
27 de Setembro, 2024
Em Opinião

Sem dúvida, o diálogo é muito importante nas relações humanas, pois, é o meio pelo qual se pode chegar às conclusões plausíveis em diferentes assuntos. Na relação professor-aluno, por exemplo, Freire (2002) mostra a sua importância ao dizer que “testemunhar a abertura aos outros, à disponibilidade curiosa, à vida, a seus desafios, são saberes necessários à prática educativa. Viver a abertura respeitosa aos outros e, de quando em vez, de acordo com o momento, tomar a própria prática de abertura ao outro como objectivo da reflexão crítica deveria fazer parte da aventura docente.

Poderão também interessar-lhe...

Carta do leitor: Negras de carapinha-dura com duro desafio de “sustentar o cabelo”

Quando falta amor à pátria

Resolução de conflitos

Tendo a razão ética da abertura, seu fundamento político, sua referência pedagógica e a boniteza que há nela como viabilidade do diálogo”. Esta visão, da prática educativa, faz sublinhar a importância do diálogo na relação professor-aluno.

Certamente, os estudantes precisam de ter voz e vez na sala de aula. No entanto, este problema é ainda mais visível no contexto do Ensino Superior, onde, por exemplo, os professores têm controlo “total” sobre a sua disciplina e a maneira de ministrar as suas aulas.

A relação professor-aluno não é unilateral, pois, não é só o estudante que constrói o seu conhecimento, mesmo no Ensino Superior. Admite-se, naturalmente, que o estudante adquire conhecimentos, valores, crenças, formas de expressar, sentir e ver o mundo, desenvolve e assume atitudes modificando e ampliando suas estruturas mentais.

No entanto, o professor é também atingido nessa relação e que, de certa forma, ele aprende com os seus estudantes, enquanto passa a compreender como os conhecimentos e valores que os estudantes já trazem de seu ambiente familiar e de seu grupo social, bem como dos ciclos formativos anteriores e de suas próprias pesquisas, são levados para o Ensino Superior, ajudando-os na construção de uma aprendizagem significativa.

Assim, a partir dessa relação, o professor pode passar a conhecer novas formas de se ver os mundos, que são diferentes da sua. Pode também rever comportamentos, aprovar ou reprovar opiniões, desfazer preconceitos, mudar atitudes, alterar posturas (Haydt, 2011). Logo, é falsa a ideia de que, no Ensino Superior, somente o estudante aprende.

Pelo contrário, é uma oportunidade de debates mais profundos sobre a ciência, baseados no diálogo. Talvez seja por isso que, Rosa, citado por Haydt (2011), afirma que “’mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende’”.

Ao falar-se do processo de ensino-aprendizagem, nota-se, obviamente, que tanto o professor quanto o estudante, mesmo no Ensino Superior, aprendem muito na sua interacção, razão pela qual se terá justa posto os dois processos em um. Ou seja, não se trata de processo de ensino e de aprendizagem, contudo, de um único denominado ensino-aprendizagem.

Não é à toa que Libâneo (2016) já chama atenção aos professores, destacando a diferença entre autoridade e autoritarismo, isto é, não exagerar no exercício da sua autoridade. Quando se fecha o diálogo, facilmente se pode abrir a discussão descontrolada.

Na relação professor-aluno, Haydt (2011) sublinha a importância do diálogo, atestando que, “para haver um processo de intercâmbio que propicie a construção colectiva do conhecimento, é preciso que a relação professor-aluno tenha como base o diálogo.

É por meio do diálogo que professor e aluno juntos constroem o conhecimento, chegando a uma síntese do saber de cada um. Nisto, percebe-se que, mesmo no Ensino Superior, o professor tem de estar aberto ao diálogo, permitindo que os estudantes possam sugerir sobre os tipos de aulas, ministrar as suas aulas sem passar ideias absolutas, isto é, que o professor precisa não só de falar, mas ouvir e deixar que os estudantes exprimam as suas opiniões, contrariando-as quando se provar necessário.

Esta ideia mostra que o estudante deixará de ser considerado um simples objecto e passará a ser sujeito da sua história; e o professor não será mais considerado o centro deste processo, mas aquele que propõe actividades criadoras que contribuirão para a formação do estudante. Por isso, saber escutar é uma virtude que contribui muito na relação professor-aluno, sobretudo no Ensino Superior, onde se confunde a posição orientadora do professor.

 

Por: *PEDRO JUSTINO “CABALMENTE”

*Professor e Académico

Jornal Opais

Jornal Opais

Recomendado Para Si

Carta do leitor: Negras de carapinha-dura com duro desafio de “sustentar o cabelo”

por Jornal OPaís
17 de Novembro, 2025

Ser mulher em Angola, sobretudo mulher negra de carapinha dura, é enfrentar uma batalha silenciosa, diária e muitas vezes invisível,...

Ler maisDetails

Quando falta amor à pátria

por Jornal OPaís
17 de Novembro, 2025

Até 2002, altura em que o país alcançou a paz, esta era uma das maiores tarefas perseguidas por quem dirigia...

Ler maisDetails

Resolução de conflitos

por Jornal OPaís
17 de Novembro, 2025

Angola teve um bom desempenho enquanto esteve na presidência da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), e...

Ler maisDetails

50 anos de Independência de Angola renasce na juventude e na unidade nacional

por Jornal OPaís
14 de Novembro, 2025

Angola completa 50 anos de Independência. Meio século de história, de luta e de sonhos que se entrelaçam no tecido...

Ler maisDetails
DR

PNUD e Banco Millennium Atlântico juntam-se na promoção da inclusão financeira e inovação digital

17 de Novembro, 2025
DR

Presidente da TRANSCOL pede envolvimento de todos para a melhoria da mobilidade urbana em Angola

17 de Novembro, 2025
DR

Massanga Savimbi e Adalberto Costa Júnior aceleram disputa rumo ao XIV Congresso da UNITA

17 de Novembro, 2025

Leite Nido é o mais caro entre as demais preferências no mercado nacional

17 de Novembro, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.