A entrega de candidaturas para o cargo de primeiro-secretário nacional da JMPLA, cujo IX Congresso de renovação de mandatos ocorre de 21 a 23 de Novembro próximo, termina hoje em Luanda.
O processo do braço juvenil do MPLA, fundado em 1962, decorre de forma livre e democrática no oitavo andar da sede nacional na Avenida Ho Chi Minh, segundo a Comissão Preparatória Nacional.
Deste modo, os candidatos afirmaram à imprensa que é um momento para a JMPLA, pois isto eleva, cada vez mais, os ideais políticos e ideológicos da organização e do MPLA.
Aliás, este processo conta com múltiplas candidaturas e, de acordo com os estatutos do braço juvenil do MPLA, podem candidatar- se os militantes em pleno gozo dos seus direitos com idades que vão dos 15 aos 30 anos, desde que façam parte do elenco que agora cessa as suas funções.
Por conta disto, o coordenador da Comissão Nacional Preparatória, Crispiniano dos Santos, fez saber que, após o termo da recepção das candidaturas, as intenções serão analisadas.
“No quadro dos requisitos exigidos, podem candidatar-se os militantes que, em pleno gozo dos seus direitos, façam parte do órgão colegial, cuja missão está a terminar”, adiantou o primeiro-secretário nacional cessante.
Ontem, no oitavo andar da sede do MPLA, a Comissão Nacional Preparatória do IX Congresso acusou cinco candidaturas, sendo que quatro são de Luanda e uma é da província do Namibe.