No Estádio 4 de Janeiro, na província do Uíge, os rubro-negros derrotaram os católicos, por uma bola sem resposta, na jornada inaugural do Girabola 2024/2025
O clube central das Forças Armadas Angolanas não precisou de vestir o “fato de gala” para regressar a Luanda com os três pontos na bagagem, mercê do golo solitário de Aguinaldo Matias, aos 60 minutos, num desafio que contou para a primeira jornada da 47.ª edição do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, Girabola 2024/2025.
Em declarações à imprensa, no final do tempo regulamentar, o treinador do 1.º de Agosto, Filipe Nzanza, destacou a postura dos seus jogadores, mas reconheceu que deviam ter feito mais e melhor. “Fizemos um bom jogo, mas foi difícil, porque o adversário esteve muito bem.
Além disso, perdemos muitos golos. Vamos encarar cada jogo como autênticas finais”, disse. Já o técnico-adjunto do Santa Rita, António Dicas, lamentou a derrota, mas sublinhou que a sua equipa perdeu nos detalhes.
“Foi uma boa partida. Demos tudo, mas o adversário venceu nos detalhes”, afirmou. No prosseguimento da ronda, o Wiliete de Benguela, sob o comando de Zeca Amaral, derrotou o Carmona Sport Clube do Uíge, por cinco bolas a zero, no “tapete” verde do Estádio Nacional de Omabaka, partida em que Kaporal anotou uma “manita”.
Por seu lado, São Salvador do Kongo e Luanda City não foram além de um empate a uma bola, no Estádio dos Coqueiros, na capital do país. No entanto, Vânio foi o marcador de serviço dos “cityzens”, sendo que Eliseu marcou para a turma da cidade de M’banza Congo.
Este resultado registou-se no duelo que colocou frente a frente as equipas do Recreativo do Libolo do Cuanza-Sul, de Hélder Teixeira, e Académica do Lobito, de João Pintar da Silva.
Na última quarta-feira, Bravos do Maquis do Moxico e Grupo Des- portivo Escolinha Isaac de Benguela empataram a zero, no Estádio da Tundavala. Na tabela classificativa, 1.º de Agosto e Wiliete de Benguela partilham a liderança da prova rainha do futebol nacional, com três pontos cada.
De realçar que esta jornada ficará concluída quando jogarem Petro de Luanda – Desportivo da Huíla, Interclube – Desportivo da Lunda- Sul e Kabuscorp do Palanca Sagrada Esperança da Lunda-Norte.
POR: Kiameso Pedro