A organização do Festival de Publicidade (FESTIPUB) passa, a partir da 4.ª edição, em Outubro deste ano, a reconhecer, através de prémios platina, um novo grupo de profissionais, os locutores publicitários e mestre de cerimónias, comerciais ou institucionais
O anúncio foi feito ontem, em Luanda, pelo director- geral da organização, Gildo Mariano, que, sem revelar o nome do contemplado, adiantou que a edição 2024 irá homenagear um profissional, já falecido, mas que em vida terá deixado o seu legado no sector da publicidade em Angola.
Gildo Mariano avançou que a edição do FESTIPUB deste ano terá um Conselho Consultivo composto por treze profissionais, com mais de dez anos de experiência no mercado da publicidade, marketing e comunicação dos países lusófonos, incluindo um representante do Ministério das Telecomunicações, para garantir a transparência, a imparcialidade e o rigor em todo processo de selecção, votação e premiação.
“Sabemos que a credibilidade é essencial para manter o prestígio do festival, por isso formamos um grupo altamente qualificado e de renome nas áreas de Marketing, publicidade e Comunicação”, afirmou.
Uma outra novidade, para além da criação de Conselho Consultivo, é a inclusão de duas novas categorias destinadas a locutores publicitário comercial e publicitário institucional, incluindo mestre de cerimónia corporativo.
Para Gildo Mariano, a introdução das novas categorias visa promover diversos locutores, pelo facto de a publicidade agregar a música, bem como a voz de todos esses profissionais que se têm destacado em grande anúncio de publicidade.
“Todos profissionais, jornalistas, radialistas, aqueles que dão voz aos grandes anúncios publicitários, este ano, terão a oportunidade de serem premiados e valorizados, através do Festipub”, garantiu.
Por sua vez, o director nacional de publicidade, José Matuta Cuato, reconheceu o facto de a publicidade ser bem feita, tendo avançado que, actualmente, Angola tem registado bons trabalhos de publicidade.
Para José Matuta Cuato, a realização FESTIPUB é uma forma de demonstrar ao mundo a qualidade dos serviços de publicidade feitos em Angola, que acaba, no final, de envolver todos, desde agências, marcas e outros, através da criatividade.
Em paralelo, de 23 a 25 de Outubro, o FESTIPUB volta a organizar as “FestiTalks”, conferências que tiveram um grande sucesso nos anos anteriores, com a participação de estudantes, profissionais de publicidade e marketing e entusiastas das indústrias criativas.
As inscrições, cujo início acontece esta quinta-feira, estarão abertas até 2 de Outubro. De acordo com a organização, podem participar todas as empresas e profissionais que, a título individual ou corporativo, tenham actividade comprovada em Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, e que tenham veiculado trabalhos no país ou no estrangeiro entre 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2023.
POR:Adelino Kamongua