Alguns fiéis já começaram a chegar ao Santuário da Muxima. Espera-se entre 500 mil e um milhão de pessoas, segundo cálculos da organização, uma peregrinação cujo ponto mais importante está marcado para domingo, 1 de Setembro
A peregrinação anual ao Santuário da Mamã Muxima decorre de 30 de Agosto a 1 de Setembro, na Quiçama, província de Luanda. Forças do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros estão em prontidão, com mais de 250 efectivos, de acordo com Maina Panzo, porta-voz desta instituição em Luanda.
O evento religioso tem como pano de fundo a oração pelas famílias, pelos cristãos perseguidos e pelos consagrados.
A peregrinação decorre este ano sob o lema: “Com Maria, vivamos na fé o ano da oração Para o efeito, a delegação da igreja, Diocese de Viana, e do Governo da Província de Luanda garantem estarem reunidas todas as condições para o sucesso da actividade.
De acordo com a porta-voz do Ser- viço de Protecção Civil e Bombeiros em Luanda, Maina Panzo, tudo está a posto para a operação, que já iniciou e termina apenas depois do dia 1 de Setembro.
“Cerca de 250 efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros estão mobilizados e trabalham com outras entidades, com o Governo provincial, para esta actividade”, garantiu.
Banhos serão vigiados
Dada a proximidade entre a capela e o rio Kwanza, nas edições passadas desta peregrinação, foram registados riscos de mortes. Sobre este assunto, a porta-voz disse que tudo será feito e os esforços redobrados para se evitar afogamentos.
POR:José Zangui